O ano era 2001º quando o Brasil vivia uma grande turbulência política com reflexos na Câmara Federal e no Senado. A briga ferrenha de políticos de peso como Jader Barbalho e Antônio Carlos Magalhães era impossível de conter. Foi numas destas sessões acaloradas que o saudoso senador Ramez Tebet, então presidente do Senado, se atrapalhou ao acionar a famosa campanhia instalada sob sua mesa. A cena foi engraçada – porque ele não achava o botão ? e transformada em hit na internet.
Em Casas como o Senado e o Congresso o controle da tribuna é de suma importância para não causar atritos entre as bancadas. Não é caso de Chapadão do Sul, mas guardadas as devidas proporções, a Mesa Diretora da Câmara também instalou um dispositivo para normatizar o uso da tribuna pelos vereadores. No congresso a campanhia pedia ?ordem? e no município foi adaptado um relógio digital sobre a mesa do presidente. Ele programa o dispositivo que desliga automaticamente o microfone quando o equipamento digital atinge os 1º minutos.
O presidente da Câmara de Vereadores, Teacher Wagner, disse que a medida pretende normatizar e democratizar o uso do tempo de tribuna de forma homogênia. Segundo ele, no sistema antigo o vereador era informado que seu tempo estava no fim. Durante o ano vários parlamentares acabaram extrapolando os seus 1º minutos regulamentares e sempre há reclamações sobre a questão. Já o relógio é impessoal e o orador também pode visualizar o tempo disponível num visor instalado na base da tribuna. (matéria produzida pelo chapadensenews.com.br)