O presidente da Câmara de Vereadores, Wagner ?Teacher? Inácio, sugeriu ao Poder Executivo a contratação de um guarda para cuidar do Cemitério Municipal e zelar pelo patrimônio existente no local. Embora a área seja destinada ao descanso eterno de entes queridos e amigos, os túmulos ainda representam uma tentação para ladrões, principalmente dependentes químicos em busca de objetos que possam ser trocados por drogas ou transformados em dinheiro.
O presidente reiterou ainda que ?problemas polêmicos? devem ser tratados no com toda a sociedade, numa alusão macro do cotidiano. Teacher também informou sobre a instalação de cursos a distância em Chapadão do Sul que serão determinados pela necessidade.
Ele não revelou como será feita esta escolha, mas confirmou que o assunto foi encaminhado à secretaria de Educação. O parlamentar adiantou que a próxima sessão legislativa, prevista para o dia 1º, será adiada para o dia 1º, quando terá duas edições.
FURTOS NO CEMITéRIO ? Em janeiro deste ano uma mãe passou pelo sofrimento extremo de enterrar o filho no Cemitério Municipal de Chapadão do Sul. Ele foi vítima de um acidente de trabalho. O local, que deveria ser de descanso eterno, ainda causa dores de cabeça e aflição dos parentes. Alheios à sentimentalidade ladrões furtaram argolas e outros adereços de bronze que ornam os túmulos e jazigos. Os ataques são feitos ? preferencialmente ? à noite, após a chegada da escuridão.
A mãe ? que pediu para não se identificar ? sugeriu a instalação de luminárias e a contratação de seguranças para cuidar do patrimônio das famílias que investem na manutenção dos túmulos dos entes queridos que partiram. Somente um porta-retrato de dimensão pequena não sai por menos de R$ 12,00. O preço das argolas de bronze não foi informado, mas são os ítens preferidos dos criminosos. O valor que mais dói neste caso é o sentimental, além do aumento da sensação de impotência.
O caso não é novo e há relatos – do ano passado – sobre o uso da área do Cemitério Municipal para o consumo de drogas e á prática de sexo. Segundo as pessoas que ao longo dos anos reclamam da política de segurança no local preservativos são encontrados com frequência na área onde o respeito e a reflexão deveriam ser priorizados.
Os furtos estão sendo atribuídos a usuários de drogas em busca de objetos que possam ser trocados por dinheiros ou entorpecentes nas bocas de fumo de Chapadão do Sul. Também não está descartada a possibilidade desta modalidade de crime estar sendo alimentada por algum receptador destes objetos. (Foto ilustração e do presidente da Câmara)