Chapadão do Sul/MS

Relatório da CGU revela que nenhum município do Estado cumpre a Lei da Transparência

Documento produzido pela Controladoria-Geral da União em Mato Grosso do Sul (CGU) mostra que 12% dos municípios do Estado não cumprem as exigências da Lei de Acesso à Informação, como informa matéria publicada na edição de hoje do jornal Correio do Estado.

A Nota Técnica 20369, de 1º páginas, foi encaminhada aos Ministérios Públicos do Estado e Federal. Pela regra da Lei de Acesso à Informação, em vigor desde o dia 1º de maio de 201º prefeitos que descumprem a norma devem ser processados por improbidade administrativa, ferramenta judicial que pode provocar pena e cadeia.

Isso quer dizer que a Nota da CGU regional, nas mãos de procuradores e promotores de Justiça, viram arma que, se detonada, encurralaria os 79 prefeitos de Mato Grosso do Sul, revela a reportagem.

A chefe da CGU regional, Janaína Gonçalves Theodoro de Faria, afirmou que, além do inquérito por improbidade, o município pode ficar sem os repasses federais, por exemplo. ?Parece que ainda não leram [conteúdo da lei]. Isso [Nota Técnica] é prato cheio ao Ministério Público?, disparou a procuradora.

O estudo acerca do cumprimento da Lei de Acesso à Informação revela que 66% (520 das prefeituras de MS nem sequer informam pela internet a previsão de suas receitas e 65% não identificam os recursos vindos do governo federal. A Nota da CGU informa 97% (76) das prefeituras de MS não revelam dados sobre os contratos firmados com os municípios neste ano. (correiodoestado e edicaoms)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também