Chapadão do Sul/MS

Semana Nacional de Ciências e Tecnologia é pauta de formação com professores e diretores da REME em Costa Rica

O Município de Costa Rica, por meio da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), realizou esta semana uma formação para professores e diretores da REME (Rede Municipal de Ensino) sobre a SNCT (Semana Nacional de Ciências e Tecnologias) com a temática e proposta em torno da IA (Inteligência Artificial). 

A capacitação foi realizada pelo diretor de popularização da Ciência, coordenador da FETECMS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul), professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e doutor, Ivo Leite Filho , acompanhado pelo Professor Mestre Diogo Careli dos Santos – UFMS, Mestrando em Administração Pública Joshua Augusto Alves Gonçalves pela Universidade Federal de Santa Maria – RS, Doutorando em Farmacologia Gabriel Tiago Galdino pela Universidade de Montreal – Canadá. 

Conforme os coordenadores, na oportunidade também foi apresentado a proposta sobre a realização em Costa Rica das Feiras Científicas Escolares e Feira Científica Municipal de Ciência, esta última sendo filiada à FETECMS, a quarta maior Feira Científica do Brasil. 

Foram escolhidos oito alunos do ensino fundamental de Escolas Municipais e uma professora do componente curricular de Ciências para participar da capacitação sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), e que posteriormente farão a apresentação pública do projeto para os demais alunos e docentes. 

A SNCT para o ano de 2020 está sendo promovida por acadêmicos de graduação e estudantes de escolas públicas e privadas, reunindo professores, pesquisadores e estudantes de forma totalmente online, a fim de proporcionar uma série de palestras e conteúdos sobre o tema “Inteligência Artificial”. 

O projeto está sendo divulgado no Instagram, pelo @nhandearandu, nome de origem guarani que significa “pessoas inteligentes”. Também está sendo desenvolvido um aplicativo em formato de museu virtual para que as pessoas interessadas em Inteligência Artificial possam baixar e usufruir dos conteúdos disponibilizados ali. 

“Nossa visita também foi bastante proveitosa, pois constatamos de perto o potencial que Costa Rica oferece no âmbito educacional, inclusive para o desenvolvimento de futuros projetos, o que nos levou a propor a Feira. Além desse trabalho, também conseguimos promover a aproximação entre os alunos das escolas municipais de Costa Rica com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul demonstrando tudo o que ela oferece por meio da SNCT e da FETECMS” destacou Ivo Leite. 

Conforme o prefeito Cleverson Alves dos Santos, o objetivo é colocar a Educação costarriquense na proposta da SNCT, elevando os alunos a este projeto que já vem sendo desenvolvido em diversos outros municípios. “Vamos espalhar o conhecimento científico e tecnológico desde a educação básica, proporcionando aos nossos estudantes um relacionamento amigável e proveitoso com a cultura criativa, plantado por meio dessa semente inovadora”, avaliou o gestor.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também