A Polícia Militar de Chapadão do Sul multou sete condutores por dirigir sem CNH nas últimas 48 horas. Somente ontem foram cinco veículos apreendidos no centro e nos bairros. Menores lideram este tipo de irregularidade. Na quarta-feira dois adolescentes acabaram apreendidos pela PM com motos. Ocorrências com carros também são comuns. Uma rápida busca na internet confirma que esta irregularidade é recorrente em todas as cidades brasileiras. Pelo menos 620 motoristas sem habilitação são interceptados mensalmente nas ruas de Campinas (SP).
Um levantamento feito pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) mostra que, em média, 620 motoristas são flagrados por mês em Campinas (SP) sem a carteira de habilitação (CNH) e permissão para dirigir (PPD). Nos últimos 12meses, foram 7,5 mil ocorrências da infração registradas pela Polícia Militar.
O percentual de condutores é baixo em relação à quantidade de pessoas habilitadas, contudo, a polícia afirma que as infrações de trânsito estão relacionadas diretamente com a quantidade de acidentes registrados na cidade. Além disso, os motoristas são multados durante fiscalizações que visam prevenir crimes como furto ou roubo de veículos, condução sob efeito de bebida alcoólica, além de busca por armas e drogas.
No caso de motoristas flagrados sem o documento, o Código Brasileiro de Trânsito (CBT) prevê multa de R$ 574,620e apreensão do veículo. (Foto arquivo)