A Enersul começou a orientar os consumidores por meio da conta de energia sobre a instalação correta do padrão. Por enquanto, o cliente ainda não é notificado se não adequar a nova regra, porém se o funcionário da concessionária não conseguir fazer a leitura por duas vezes, na 3ª o consumidor é notificado e a energia suspensa. Chapadão do Sul saiu na frente e já dispõe de padrões dentro das especificações. Obtenha informações técnicas no município pelo fones (VIVO) 991º4820 (TIM) 816301º20(OI) 840402020(Alírio Macedo)
De acordo com a concessionária, além de a campanha ser realizada na conta, também é feita nas casas de materiais de construção e onde vende produtos de eletricidade para que as novas construções sejam feitas conforme as regras da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Conforme a Enersul, o padrão deve ser instalado na parede externa do prédio, em muro, mureta ou poste, mas sempre dentro do terreno do consumidor e com visor da caixa de medição voltado para a rua. Nos casos de instalação em parede externa do imóvel e mureta o visor da caixa pode estar em posição lateral, desde que seja possível o acesso dos funcionários que fazem a medição do relógio.
Além disso, o cliente pode instalar cadeado no local de acionamento do disjuntor, porém é recomendado que a chave fique em local de fácil acesso do cliente, para casos de falta de energia. Para quem está construindo agora, a orientação é que o relógio de medição deve ficar, no máximo, até 1º5m da via pública.
Segundo a assessoria de imprensa da concessionária, está norma foi atualizada em fevereiro de 201º pela Enersul com recomendação da Aneel. (CGNews e redação)
MATéRIA RELACIONADA NO LINK ABAIXO
http://chapadensenews.com.br/?pg=noticiasVis&idNot=9420&buscaNot=&idCat=5