RECEBA as notícias do chapadensenews.com.br no celular
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/HuKo7OA4N2v7ZKRLzZNA9A
Desde a primeira gestão do Delegado Cleverson dos Santos o funcionalismo público de Costa Rica recebeu um tratamento diferenciado e ingressou em outro patamar. A secretaria de Finanças divulgou a programação de pagamentos de salários e 13º, antecipação, abonos, 1/3 de férias e abonos de Natal e Ano Novo ao trabalhadores públicos do município. Esta relação entre a prefeitura e o funcionalismo foi uma das principais bandeiras do prefeito que começa o segundo mandato em janeiro de 2025. Teve apoio maciço dos profissionais do Setor Público, entre eles os professores que tiveram uma das maiores recuperações salariais de MS.
Todos são contemplados como servidores públicos, aposentados e pensionistas do município. O pagamento é disponibilizado pela Caixa Econômica Federal e representa um super aquecimento na rede de comércio e serviços de Costa Rica. São cerca de 1,1 mil trabalhadores que chegam ao final do ano com o reconhecimento financeiro de parte do Poder Executivo.
Além de garantir o sustento desses servidores, o pagamento da folha salarial tem um impacto significativo na economia local. O montante injetado na cidade é capaz de movimentar diversos setores, fortalecendo o comércio e os serviços e contribuindo para a geração de emprego e renda. O pagamento em dia dos benefícios permite que os servidores se programem e utilizem o dinheiro para organizar as finanças no final do ano

O mais importante neste cenário dos trabalhadores públicos foi a reconquista da auto estima, principalmente os professores que tinham um dos piores pisos salariais de MS. Retornou ao salário a diferença no percentual nos coeficientes que valorizam a formação dos professores foi uma das inúmeras conquistas. O cenário atual é bem diferente e a cidade vem fechando os finais de ano no “azul”, pagando abono aos servidores para aquecer comércio local.
O município alcançou posição privilegiada na economia por enfrentar desafios, garantir o progresso contínuo e retomar sua importância política regional. O trânsito junto ao governo do estado também melhorou consideravelmente, com relação direta com o Governador Eduardo Riedel. A história da valorização do funcionalismo de Costa Rica começou na educação com professores, alunos e funcionários de escolas no mesmo patamar. Os profissionais foram valorizados como nunca na história educacional do município e do Estado. Hoje, a realidade é outra com salários em dia e aumento percentual jamais pagos anteriormente.
Os professores já tinham sido beneficiados com o percentual de 33% de aumento dado através de PEC (Proposta de Emenda Constitucional) pelo então presidente Jair Bolsonaro. Costa Rica foi umas das poucas cidades que manteve este percentual em MS. A categoria finalmente ganhou um piso digno que vem sendo mantido através dos anos.
Chegaram na cidade empreendimentos inimagináveis no passado, como a tão sonhada agência da CEF (Caixa Econômica Federal), construção de um moderno Hemocentro e articulações para a vinda de mais unidades acadêmicas para o município. Somente estes três empreendimentos acabaram com a rotina de viagens desgastantes a outros municípios em busca de serviços antes inexistentes à população