Chapadão do Sul/MS

“O dom da Palavra” – Diplomação de prefeito, vice e vereadores teve como destaque mensagens dos oradores

Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?

Link de acesso:

https://chat.whatsapp.com/HuKo7OA4N2v7ZKRLzZNA9A

        A diplomação  dos vereadores eleitos, suplentes, prefeito e vice  teve como principais oradores representantes do Poder Judiciário (Dr Silvio Prado), Ministério Público (Dr Thiago Barile Galvão De França) e Defensoria (Dr Ernany Andrade Machado) que foi diplomado pela Justiça Eleitoral como vice-prefeito da Coligação “Chapadão para Todos”. Os oradores são experientes e usaram caminhos diferentes em suas manifestações. Passaram mensagens importantes sobre o que esperam da nova gestão que começa em janeiro de 2025.

A cerimônia marcou um ritual de passagem aos eleitos e reeleitos, mas o juiz e o promotor serão os mesmos que julgarão e fiscalizarão todos os atos parlamentares e do Poder Executivo. Já o Defensor Ernany faz o caminho inverso e troca os debates do Tribunal do Juri por uma carreira política. O prefeito eleito Walter Schlatter, está no exterior, e foi representado pelo pai, Alberto Schlatter.

O agora vice-prefeito diplomado Ernany Machado fez o discurso mais longo, porém direcionado à harmonia entre os poderes e com profundas reflexões sobre a experiência  de 12 anos como Defensor Público. Era o último bastião de pessoas em vulnerabilidade social em busca de seus direitos constitucionais com conquistar juridicamente o acesso a um medicamento caro, fora de suas possibilidades econômicas. Agora estará do outro lado do balcão para ampliar esta oferta na rede pública. “Estudamos 4 anos para ganharmos um diploma, como candidatos sonos diplomados antes de mostramos o trabalho. Nossa responsabilidade aumenta”, ponderou Ernany.

Já o juiz Dr Sílvio Prado reiterou a importância da democracia e alertou sobre a necessidade do cumprimento da Constituição aos diplomados. O magistrado pontuou alguns temas importantes, entre eles a segurança pública que necessita de atenção máxima da sociedade. Lembrou que em sua chegada na Comarca, há 11 anos, Chapadão do Sul registrava cerca  de um homicídio por ano. “Hoje temos um a cada mês”, alertou o juiz.

O promotor Dr Thiago Barile Galvão De França falou diretamente para os novos vereadores sobre as responsabilidades inerentes ao cargo, tendo sempre como escopo a proteção e o bem estar da população. Barile destacou que os novos parlamentares foram eleitos para defenderem os interesses do povo.  Salientou a importância de políticas públicas dirigidas á educação, sugerindo que o setor receba atenção especial dos vereadores. Discorreu sobre pesquisas que comprovam a eficiência da educação na vida dos jovens e seus resultados positivos na sociedade como ferramenta de combate à criminalidade e formação da cidadania

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também