A Polícia Militar começou a intensificar a fiscalização de motos que trafegam de forma irregular pelas ruas de Chapadão do Sul. Alterações nas características, falta de CNH, documentação, entre outros problemas, resultaram na apreensão destes veículos. Uma delas tem o valor de mercado bem inferior ao das multas a serem pagas. O Policiamento Escolar, o COB (Comando de Operações do Bolsão) e a Polícia Militar monitoram o tráfego em todos os bairros.
Segundo fontes policiais alguns dos criminosos que são constantemente presos pela PM são exímios pilotos de motos e difíceis de pegar num acompanhamento tático em ruas movimentadas porque a vantagem é de quem foge. Ocorrências policiais realizadas ao longosdos anos comprovam que estes veículos são os preferidos para assaltos, mesmo em horários de movimento intenso.
Em dezembro de 201º foi realizado o último grade assalto em Chapadão quando uma empresária foi depositar a féria de um supermercado no banco Sicredi. Na ocasião foral roubados cerca de R$ 60 mil. Um dos ladrões desceu da moto e foi em direção à vítima sem se intimidar com o movimento intenso de pessoas na rua aquele momento.
Segundo informações apuradas na época os passos da vítima eram monitorados desde a saída do supermercado. O homem que desceu da moto levantou o capacete, não se preocupou em esconder o rosto, mas não foi reconhecido. Na mesma semana o malote de dinheiro destinado ao pagamento de operários que trabalhavam nas obras da escola técnica foi o primeiro alvo. O crime não teve êxito porque o criminoso se assustou com o número de funcionários que estavam no local.