O trabalhador rural Cleber dos Santos da Silva (33) deu muito trabalho à Policia Militar antes de ser preso na tarde de hoje na rua E, no Bairro Esperança. Vária pessoas ligaram para o telefone de emergência (12) alertando sobre o comportamento de um condutor que colocava em risco a vida de pedestres. O carro foi interceptado somente após Silva subir no meio fio, colidir e derrubar uma placa de Pare e apresentar uma falha mecânica. Segundo fontes policiais ele é suspeito de ser o mesmo motorista que quase atropelou uma estudante nas imediações da escola Jorge Amado ontem.
O carro foi guinchado e levado para o pátio da Polícia Militar. No banco do carona estavam cinco latas de cerveja gelada, indicando que ele conduzia e bebia simultaneamente. Silva teve que ser conduzido até o compartimento de segurança do camburão porque não conduzia ficar de pé. De positivo nesta ocorrência está o fato de ninguém ter sido atropelado. O motorista não tem CHN (Carteira Nacional de Habilitação) e estava sem os documentos do carro.
O etilômetro (Bafômetro) marcou o nível máximo (0,3 miligramas) de álcool no sangue. Cleber dos Santos da Silva. Ele foi autuado pelo crime de dirigir sem CNH e Conduzir Veículo automotivo sob efeito de substância psicoativa. Em 201º 40 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito no Brasil. Para o STF o simples fato de dirigir embriagado já basta para a configuração do crime do art. 306 do CTB.
Confundiu-se o crime do art. 306, que prevê a pena de 20a 4 anos de prisão, com a infração administrativa do art. 1º5 do CTB, que sanciona o embriagado com multa, suspensão da habilitação, apreensão do veículo e pontuação na carteira de habilitação.