Chapadão do Sul/MS

Morador SUGERE – Banco de Sangue em Chapadão do Sul

Estava lendo uma matéria interessante sobre a falta de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul). Estas problema é velho e recorrente. Gostaria se saber se é possível a criação de um centro de coleta e armazenamento de sangue em Chapadão do Sul para que possamos ter um estoque para ser enviado aos demais centros como a Capital. Afinal de contas é lá que vamos quando os recursos médicos do município ficam limitados. Sangue é vida.

NOTA DA REDAçãO

– Deixemos a palavra com algum técnico que está assumindo a saúde de Chapadão do Sul, mas realmente a idéia é legal. Não podemos opinar sobre sua operacionalidade. è verdade que o Hemosul está novamente convocando doadores devido ao baixo número de bolsas sanguíneas do tipo O positivo, O negativo e principalmente pelo baixo número de plaquetas de todos os tipos sanguíneos.

Para doar sangue é necessário estar munido de um documento com foto (carteira de identidade, trabalho ou habilitação), ter entre 1º e 67 de anos, sendo que os menores de idade só poderão realizar a doação mediante autorização dos pais ou responsável. Além disso, é necessário estar bem alimentado, não ter bebido nas últimas doze horas nem mesmo socialmente, e pesar no mínimo 55 kg, peso praticado pela Hemorrede de Mato Grosso do Sul desde julho de 201º

No interior as unidades de coleta são Dourados, Ponta Porã, Corumbá, Três Lagoas e Paranaíba. Os horários de funcionamento de cada unidade podem ser vistos no site do Hemosul – www.hemosul.ms.gov.br.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também