Chapadão do Sul/MS

MORADOR de Chapadão do Sul recebe imagens da ‘Chuva Preta” de parentes no RS. Fenômeno é esperado na cidade

Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?

Link de acesso:

https://chat.whatsapp.com/LvofZoy4M2UJz2141UJsA7

             Um morador de Chapadão do Sul recebeu vídeo de familiares que residem na cidade de Cerro Largo (RS) sobre a chuva que cai no momento desta postagem. O detalhe que a água é preta devido á poluição de resíduos tóxico nas nuvens. A gravação mostra a água caindo num balde. Além da coloração escuro o líquido chega a ser espumante. Esta mesmo fenômeno está sendo aguardado  em Chapadão do Sul e demais cidades da região fustigadas por incêndios colossais e uma estiagem severa que dura mais de 150 dias.

A “chuva preta” (ou “chuva negra”) ocorre quando a fuligem de fumaças, cinzas ou outras partículas se misturam com a água da chuva, deixando as gotas com uma coloração escura. E conforme a previsão da Meteored divulgada recentemente, a “chuva preta” realmente aconteceu em algumas regiões do estado do Rio Grande do Sul, deixando os moradores alarmados.

O que aconteceu?

A “chuva preta” foi causada devido à fuligem presente na fumaça das queimadas que estão ocorrendo no Norte e Centro-Oeste do Brasil. Essas partículas poluentes se misturam com a precipitação, resultando na coloração escura observada.

Esse episódio foi registrado durante a passagem de uma frente fria associada a um ciclone extratropical que trouxe chuva ao estado gaúcho, após a atual onda de calor que afetou a região e que segue influenciando outras partes do país.

A “chuva preta” no Rio Grande do Sul foi causada pelas queimadas intensas e grandes incêndios florestais que estão ocorrendo no Norte e Centro-Oeste do Brasil.

As informações são de que registros do fenômeno foram feitos nas cidades de Arroio Grande, Rio Grande e Pelotas, e circularam nas redes sociais ontem (10 de setembro), onde os moradores filmaram a água escura em baldes, poças e até piscinas.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também