Chapadão do Sul/MS

MOÇÃO DE REPÚDIO: Usuários do serviço de telefonia perderam a paciência com operadoras em Chapadão do Sul

Ligação que se completa somente na segunda ou terceira tentativa e sinal pífio de internet são alguns dos motivos que fazem os clientes da Operadora Vivo passarem raiva em Chapadão do Sul. São inconvenientes como estes e reclamações nos Procons de várias cidades que motivaram a criação de uma Moção de Repúdio contra a empresa. A solicitação foi feita pelo vereador Elton Silva na última sessão ordinária de 201º. Problemas no serviço de telefonia móvel resultou na criação de uma CPI (em 201º) na Assembleia Legislativa. Apesar disso nada mudou para melhor no cotidiano dos usuários.

Segundo o superintende do Procon MS, Alexandre Rezende, desde 201º o órgão de defesa do consumidor computa mais de 1º mil reclamações em todo estado contra serviços de telefonia móvel. Ele conta que apenas no ano passado foram 5.520 reclamações, e até maio deste ano 20394. Ainda conforme Alexandre, a operadora campeã de reclamações é a Claro, na sequência vem a Vivo, a Tim e a Oi.

A Vivo já tinha sido alvo de repúdios de outras cidades além de Chapadão do Sul. Uma vereadora de Campo Grande chegou a solicitar junto ao Procon um pedido informação do serviço de atendimento de telefonia móvel em relação aos moradores que vivem perto do aeroporto Santa Maria. Segundo ele, o problema é que as linhas telefônicas não funcionam na região.

Falta de cobertura

Conforme a relatora da CPI, Mara Casero (PT do B), as operadoras justificarm os problemas dizendo que falta cobertura. “Disseram que não há cobertura suficiente e que há problemas na instalação de antenas que e feito por empresas terceirizadas”, diz.

Anatel

Antes da formação da CPI houve uma reunião com a representante da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicação) no estado. Ela disse não ter dados sobre os problemas relatados ao Procon. O fato da agência não ter dados sobre o caso irritou os parlamentares. Outro ponto questionado é a ausência de leis para garantir a qualidade do serviço. (Redação e mídiamax.com.br)


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