Chapadão do Sul/MS

MEC elimina 20 candidatos que postaram fotos das provas do Enem

Após o término do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, confirmou a desclassificação de 20 candidatos. Eles desrespeitaram as regras do edital, que proíbem o uso de equipamentos eletrônicos dentro das salas, e publicaram fotos em redes sociais durante a realização dos testes.

De acordo com a assessoria do Ministério da Educação (MEC), os casos são analisados separadamente e mais candidatos podem ser eliminados caso seja comprovado o uso indevido dos equipamentos eletrônicos. Algumas imagens das provas e dos cartões de resposta do Enem foram postadas hoje no Instagram, motivando as exclusões. Mais tarde, as imagens foram excluídas dos perfis.

Mercadante também informou que uma jovem de 20 anos de Teresina, no Piauí, entrou em trabalho de parto durante a prova. Ela foi levada ao hospital e teve uma menina. Em casos excepcionais como esse pode ser requerido o exame de contingência.

Na sexta-feira, o ministro havia prometido mais rigor contra eventuais vazamentos em redes sociais. Em 201º foram desclassificados 65 inscritos por essa situação.

? Temos um monitoramento eficiente. No ano passado, em questões de minutos identificávamos quando um participante postava uma foto. Vamos manter esse acompanhamento ? disse ele.

O ministro da Educação destacou que o trabalho já havia sido feito em outros anos, com sucesso: ? Em questão de minutos identificávamos postagem de foto, ele (o candidato) era retirado e tinha a prova anulada. Vamos manter esse acompanhamento.

O MEC ressaltou que não possui uma conta no Instagram e que não comunica publicamente, na rede social, a eliminação. (Clicrbs)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também