Chapadão do Sul/MS

Mato Grosso do Sul ultrapassa 41ºmilhões de toneladas na safra 201º/201º

Assessoria/AB

Mato Grosso do Sul moeu 41º496.041ºtoneladas de cana-de-açúcar na safra 201º/201º. O volume é 1º,20% maior quando comparado à safra anterior, quando o Estado produziu 37,30 milhões de toneladas. Os números oficiais foram divulgados na manhã desta quinta-feira (1º), pelo presidente da Biosul ? Associação de Produtores de Bioenergia de MS -, Roberto Hollanda Filho. ?Apesar da safra de cana registrar números inéditos, esse recorde esconde uma frustração. Por conta de eventos climáticos atípicos como estiagem, excesso de chuvas e geada, as perdas superam a marca dos 600 milhões de reais ?, explica.

Esses eventos refletem na produção de duas formas – no volume de cana, que foi afetado em cerca de 4 milhões de toneladas, e na sua qualidade, medida através da quantidade de açúcar extraído, que ficou em 12kg, cerca de 1ºkg abaixo do projetado. A seca nos primeiros meses do ano e o excesso de chuvas em abril e junho prejudicaram a colheita, no entanto, o fator determinante para essa perda foram as geadas de julho e agosto. Nas áreas afetadas, a cana se degrada rapidamente, tendo que ser colhida mesmo que não esteja no seu ponto ideal de corte, além disso, a planta se esforça para sobreviver através de brotação lateral. Esse processo gasta energia,

gasta açúcar, o que causa uma significativa perda na sacarose da cana.

No mix de produção, tradicionalmente o Estado destina a maior parte das suas canas para a produção de etanol. Neste ano, devido ao baixo teor de sacarose, a destinação para o açúcar, que era de 36% na safra passada, baixou para 20%. Mato Grosso do Sul acompanha o índice de crescimento da região centro-sul (responsável por mais de 90% da produção de cana no Brasil), que nesta safra registrou um aumento de 1º,820.

Etanol

A produção de etanol registrou um total de 2020 bilhões de litros, crescimento de 1º,45%. O hidratado, usado nos veículos flex, teve um crescimento de 1º,9% em relação a safra anterior, com a produção de 1º64 bilhão de litros. Já o anidro, que é misturado à gasolina, teve crescimento de 20,020, com volume de 586 milhões de litros produzidos.

Açúcar

A produção do açúcar diminuiu. Foram produzidas 1636 milhões de toneladas, 20,420 a menos do que as 1º74 milhões de toneladas da safra anterior.

Bioeletricidade

O excedente de bioeletricidade gerado pelas usinas do MS e exportado para o Sistema Integrado Nacional foi de 1º51º GWh, 1º% a mais que na safra 121º.

Dados Complementares

Na safra 201º/201º, 20 usinas operaram em MS com produção de etanol, açúcar e bioeletricidade. Desse total, 12unidades produziram açúcar e etanol, 1º produziram apenas etanol e 1º exportaram bioeletricidade.

A produção dessa safra ocupou uma área de corte de 612mil hectares, um aumento de 1º,3% em relação à safra passada. O Estado é um dos mais mecanizados do Brasil, 97% da colheita é feita por meio de máquinas.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também