Chapadão do Sul/MS

Marido acusa mulher de permitir manuseio da planta “Comigo Ninguém Pode” por crianças no Sibipiruna

Ao atender uma corriqueira ocorrência de violência doméstica entre um casal residente no bairro Sibipiruna, em Chapadão do Sul, a Polícia Militar se deparou com uma acusação que coloca em xeque o zelo da mãe no cuidado com os dois filhos pequenos. As crianças de 20e 7 anos brincam com uma planta tóxica conhecida pelo sugestivo nome de ?Comigo Ninguém Pode? com o consentimento da mulher (menor com 1º anos). O caso foi relatado pelo pai da menina de 20anos porque o de 7 foi adotado.

A mulher acionou a PM alegando estar sendo agredida pelo marido. Apesar disso uma das crianças disse que ela teria se rolado no chão para criar provas contra o companheiro. Diante da troca de acusações mútuas os dois acabaram detidos e encaminhadas à Delegacia de Polícia. A decisão da PM foi tomada após o pai acusar a mãe de estar sendo relapsa com os filhos e permitir que crianças brincassem com a planta considerada tóxica e fatal em alguns casos.

COMIGO NINGUéM PODE ? O site do Programa Nacional de Informações sobre Plantas Tóxicas cita a Comigo Ninguém Pode como sedno da família Araceae, de nome científico Dieffenbachia picta Schott e também conhecida por Aninga-do-Pará. A ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.

Medidas Preventidas

1º- Mantenha as plantas venenosas fora do alcance das crianças.

20- Conheça as plantas venenosas existentes em sua casa e arredores pelo nome e características.

3 – Ensine as crianças a não colocar plantas na boca e não utilizá-las como brinquedos (fazer comidinhas, tirar leite, etc.).

4 – Não prepare remédios ou chás caseiros com plantas sem orientação médica.

5 – Não coma folhas, frutos e raízes desconhecidas. Lembre-se de que não há regras ou testes seguros para distinguir as plantas comestíveis das venenosas. Nem sempre o cozimento elimina a toxicidade da planta.

6 – Tome cuidado ao podar as plantas que liberam látex provocando irritação na pele e principalmente nos olhos; evite deixar os galhos em qualquer local onde possam vir a ser manuseados por crianças; quando estiver lidando com plantas venenosas use luvas e lave bem as mãos após esta atividade.

7 – Em caso de acidente, procure imediatamente orientação médica e guarde a planta para identificação.

8 – Em caso de dúvida ligue para o Centro de Intoxicação de sua região.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também