Maicon Lorin Ortiz (20) está sendo considerado o ladrão ?mais cara de pau? preso em Chapadão do Sul em 201º. Confirmando que o criminoso adora voltar à cena do crime, Ortiz entrou numa casa, cujos moradores estavam viajando em férias, e revirou tudo em busca de dinheiro. Durante a pilhagem trocou uma camiseta velha e surrada que usava por uma nova que estava na residência. Quando os moradores voltaram e viram a bagunça chamaram a Polícia Militar para confeccionar um Boletim de Ocorrência. Maicon Ortiz apareceu nas imediações com a roupa furtada e acabou sendo preso em flagrante por furto e violação de Medida Sócio Educativa.
A casa localizada na Rua Sucupira, no Parque União, foi a escolhida por Maicon Ortiz porque os proprietários estavam viajando em férias. Como ele tinha arrombado a porta imaginou que a entrada no imóvel estaria facilitada. Somente não contou com o retorno da família e o alerta dado à Polícia Militar. As vítimas já sabiam que o criminoso tinha deixado uma peça de roupa suja e quando o viram nas proximidades usando uma camiseta conhecida sua identidade acabou sendo revelada imediatamente.
A Polícia Militar conduziu o ladrão à Delegacia de Polícia, onde ficará preso. Maicon Lorin Ortiz tem antecedentes criminais por furto, envolvimento com drogas e lesão corporal. Ele cumpria medida Sócio Educativa e a nova prisão o coloca automaticamente atrás das grades. Já o processo de lesão corporal se deu quando Maicon agrediu um jovem com um facão no bairro Esperança, em Chapadão do Sul.
DICAS DE SEGURANçA
A Polícia Militar de Chapadão do Sul orienta os moradores que vão viajar durante as festas de fim de ano ou nas férias. A dica é adotar alguns cuidados para evitar roubos nas residências. Antes de viajar a família deve avisar vizinhos de confiança sobre o período que vai permanecer longe de casa, deixando um telefone de contato para casos de emergência. Caso notem algo estranho os vizinhos devem entrar em contato com a polícia e terão como avisar o morador onde ele estiver.
Outra dica é não deixar acumular correspondência na frente da residência: cartas, jornais, revistas. Se possível pedir para alguém recolher ou suspender a entrega de jornais e revistas durante o período de ausência. Mesmo cuidado também com cadeados que não devem ser mantidos do lado de fora do portão. Isto pode ser indicativo de que houve a saída dos moradores.
Durante viagens prolongadas os moradores não devem deixar uma luz acessa, pois se durante a noite ela é útil, de dia é indicativa da ausência de pessoas na residência. Instalação de ?timers? para que acendam as luzes internas e externas na residência no período noturno.
Antes de viajar é preciso verificar antecipadamente sobre os pontos mais fáceis de acesso à residência e bloqueá-los. O ideal seria um sistema de cercas eletrônicas bloqueando toda a periferia do imóvel e outro sistema de monitoramente que, mesmo desligado, inibiria a entrada de ladrões. A melhor dica para a proteção da residência contra ladrões é fazê-la parecer habitada.