O site do TJMS e outros veículos de comunicação do estado deram destaque hoje para a decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul que condenou o ex-prefeito de Chapadão do Sul, Jocelito Krug (PMDB) por contratar, sem concurso, pelo menos 71ºservidores. Ainda segundo a matéria Krug não poderá disputar eleições por três anos e deverá pagar multa de quatro vezes o valor do último salário como prefeito. Já o campograndenews destacou que ele tinha a intenção de concorrer às eleições de 201º, embora esta informação nunca foi feita publicamente.
Ainda de acordo com a sentença, Krug está proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.
O desembargador Sérgio Fernandes Martins relatou o caso e foi acompanhado por todo o pleno do TJ. ?A má-fé, neste caso, é palmar. Não há como se alegar desconhecimento da vedação constitucional para a contratação de servidores sem concurso público, mormente quando já passados quase 1º (treze) anos de vigência da Carta Política?, ressaltou o relator.
A denúncia de improbidade administrativa partiu do MPE (Ministério Público Estadual) com base em parecer do TCE (Tribunal de Contas do Estado), que reconheceu a ilegalidade das contratações, determinando, inclusive, a exoneração dos servidores. Enquanto prefeito, Krug presidiu a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Na noite desta quinta-feira não conseguimos contato com o ex-prefeito para ouvir sua versão sobre este fato e quem são os servidores que serão demitidos. Fica aberto o espaço para este fim. (CGNews e redação)