Chapadão do Sul/MS

INTERNAUTA: Separados por um Pado! O drama da espera de atendimento no PSF do Sibipiruna

Na semana passada um grave ocorrido contra os munícipes chamou a atenção. Não se trata da saúde em si, mas antes que ela comece a assistir. Na manhã de 20 de outubro, quase madrugada, me deparei com algo que não sei como descrever o sentimento, já que todos os lados possuem suas razões e circunstâncias.

Trata-se do Pado (cadeado) que garantia a segurança das partes envolvidas. Ao passar em frente ao PSF Sibipiruna, uma incógnita se formou em meu pensamento. E agora? Quem terá a razão? Com um tempo chuvoso, pacientes esperavam impacientemente do lado de fora, sujeitos à chuva. Onde está a solução do problema afinal?

Deixar o portão aberto para que os que buscam o serviço publico possam esperar confortavelmente o andamento da fila formada por pessoas que são obrigadas a chegar de madrugada para garantir o atendimento? Caso chova, como choveu, estes cidadãos não deveriam estar na área coberta e protegidos. Não podemos esquecer que o dinheiro que garantiu a construção saiu dos mesmos que buscam atendimento.

O cadeado se faz necessário pelo risco de malfeitores destruirem o patrimônio público, requerendo mais dinheiro dos que já pagaram (cidadãos). No dia 20, no momento da chuva, os pacientes contaram com a sorte porque na frente ao PSF tem uma construção, ainda sem portas, porém coberta. Em cerca de quarenta dias a obra será concluída e o abrigo dos pacientes será eliminado. Para onde irão em caso de chuva?

Temos que levar em conta que manter a segurança do prédio público também é necessário. Por isso a colocação do cadeado pareceu necessário, mas e a consideração com aqueles que ainda caminham e se dirigem ao PSF? Tudo bem, eu vou aguardar. Afinal nunca perder a esperança é lema de vida para todo brasileiro. Enquanto isso aconselho aos que forem às 5 da madrugada para um PSF que levem guarda-chuva, algo para comer, vão acompanhados para evitar outros problemas e tenham um telefone à disposição caso tenham precisem ligar par os bombeiros em caso de alguma complicação.

OBSERVAçãO: Este artigo do internauta tem múltiplas facetas. Todas voltadas à busca de soluções que tragam mais conforto aos usuários da saúde pública em Chapadão do Sul e a garantia de segurança com o patrimônio.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também