Chapadão do Sul/MS

INSTALAÇÃO de semáforos ganha reforço de quatro vereadores em Chapadão do Sul. Tema divide opiniões

       Solicitações de semáforos nos principais cruzamentos de Chapadão do Sul voltaram com mais intensidade na Mesa Diretira da Câmara de Vereadores na atual legislatura. Na última sessão foi lida a indicação número 366/2022 assinada por Vanderson Cardoso, Alline Tontini, André dos Anjos e Tucano. O assunto divide opiniões porque ao longo dos anos especialistas em trânsito indicaram as rotatórias como como melhor alternativa pela capacidade de fluência ao trânsito, inclusive na Hora do Rusch (Pique).  VEJA no vídeo as diferenças entre a Rotatória e o Semáforo e a relação com a fluidez de veículos  em cidades de médio porte.

De nada adianta investir em equipamentos modernos, montagem de dispendioso Centro de Controle Operacional (o famoso CCO), monitoramento por câmeras via cabo de fibra ótica ou frequência usada pelo telefone celular etc. se não houver, por trás disso tudo, uma grande estrutura de Educação no Trânsito e usá-la para tal fim e também ser integrada ao órgão de segurança local.

O mundo estuda formas de eliminar o semáforo em determinados locais para melhorar a fluidez enquanto no Brasil o estudo é feito para colocá-los.  Há casos – como os grandes centros – em que o semáforo é necessário e imprescindível. Há outros onde a rotatória é a solução para manter o fluxo em movimento contínuo, minimizando o tempo, combustível e poluição.  

VÍDEO Rotatória X Semáforo

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também