Finalmente Chapadão do Sul caminha na direção da humanização do trânsito com a formação de motoristas responsáveis e conscientes atrás do volante. O atual quadro de caos nas ruas será coisa do passado num futuro bem próximo. Pelo menos esta é a expectativa após a implantação do piloto do Trânsito na Escola ? Formação do Jovem Condutor Projeto 201º nas escolas estaduais Jorge Amado e Augusto Krug Neto. O sargento PM Robson Cunha está ministrando aulas teóricas para cerca de 70 alunos das duas escolas. O certificado dispensa a obrigatoriedade de assistir aulas teóricas nos CFCs para obter a CNH.
Mato Grosso do Sul já conta com 80 escolas participando da implantação da formação téorico-técnica do processo de habilitação de condutores de veículos automotores e elétricos como atividade extracurricular no ensino médio nas escolas de rede estadual de ensino, conforme resolução n? 205/2007/CONTRAN. Somente aquelas que encaminharam solicitação ao DETRAN-MS receberam autorização para participar do projeto.
O curso terá 1º5 horas-aula distribuídas em quatro semestres, sendo 1º5 de conteúdos específicos e 20 de revisão de conteúdo. Poderão participar os alunos regularmente matriculados nos últimos anos do ensino médio da escola, independente da idade. Após o término das aulas poderão prestar exame teórico técnico no DETRAN, ao completar 1º anos.
Uma das vantagens para a formação de motoristas mais preparados está no aumento da carga horária para aprofundar conhecimentos específicos e de cidadania. Nos CFCs eles cumprem apenas 45 horas e no curso é bem mais extenso, onde o aluno que concluir com 70% ou mais de aproveitamento fica dispensado de fazer aulas nos CFCs. Ele poderá realizar diretamente as práticas de trânsito.
Mato Grosso do Sul é pioneiro na implantação do programa com as escolas Jorge Amado (4ª à noite) e Augusto Krug Neto (5ª à noite). O sargento Robson Cunha é o instrutor nos dois educandários. Segundo ele Mato Grosso do Sul é pioneiro na iniciativa e recebe visitas de técnicos de Detrans de outros estados. O objetivo é preparar cada vez mais cedo o futuro motorista de amanhã para que diminuam os acidentes de trânsito. O professor de filosofia Raul Rodrigues ? residente em Campo Grande – é um dos idealizadores do projeto (Foto ilustração)