Chapadão do Sul/MS

Fundação Chapadão implanta unidades de pesquisa no Vale do Araguaia (MT) e no Pará

Pelo segundo ano a Fundação Chapadão vem dando apoio aos produtores da região do Vale do Araguaia e Xingu, precisamente na Vila dos Baianos no MT e Santana do Araguaia no Pará, com apoio de produtores daquela região e em parceria com as empresas de sementes de soja e milho, conseguimos implantar unidades de competição de cultivares de soja no verão e o milho será implantado no inverno, afirma o diretor da Fundação Chapadão Edson Borges.

Estas unidades de apoio, em um primeiro momento irão selecionar cultivares de soja, milho, algodão, adequado a estas regiões, com isto os produtores irão agregar produtividade, pois esta seleção por si só, poderá agregar ganhos entre 5 a 1º% na produtividade, com isto ganha o produtor, o município o Estado e sociedade em geral.

Edson cita ainda que este programa é complementado com o treinamento que é dado aos gerentes das fazendas da região, assim além de termos materiais mais ajustado às característica edafoclimáticas de cada região, estamos qualificando a equipe de trabalho de cada fazenda.

Para Adriano Loeff, presidente da Fundação este programa de trabalho desenvolvido nestas regiões é o mesmo que fazemos nas regiões de Mato Grosso do Sul e Goiás, onde iniciou a Fundação Chapadão ha 1º anos.

Só nos produtores sabemos o quanto isto é importante para nossa própria segurança em saber qual cultivar e em que época e população plantar. Os trabalhos não param por ai, pois ainda são disponibilizados aos produtores, informações sobre manejo de pragas e doenças, qual produto é mais efetivo e a dose adequada ao controle de cada praga e doença, além da curva de resposta de cada fertilizante para cada cultura, isto é muito importante para o nosso sistema de produção, afirma Adriano. (Fonte e texto Fundação Chapadão)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também