A chegada da Drogaria São Bento no mercado farmacêutico de Chapadão do Sul e a mudança de horários de alguns estabelecimentos que estavam na escala de plantão acabou deixando a população sem opção de compra de remédios na madrugada. O fim dos plantões está gerando muitas reclamações sem que nenhuma solução seja dada. Os empresários alegam que duas farmácias (São Bento e Santa Mônica) estão operando até às 20 horas diariamente. Segundo eles, está faixa é tida como o ?filé? deste mercado, acarretando prejuízo para quem quiser encarar um plantão para vender preservativos e correr o risco de ser assaltado.
Na manhã de hoje tentamos ouvir o promotor Marcus Vinícius Tieppo Rodrigues para saber a posição do Ministério Público sobre o caso. Como ele não estava no gabinete aguardamos o retorno de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado pela categoria. O Setor de Vigilância Sanitária da prefeitura também não atendeu as ligações feitas no telefone 3562061º.
Empresários e funcionários do ramo farmacêutico confirmaram o fim dos plantões e destacaram que o funcionamento está a critério dos proprietários devido à falta de normatização dos horários. Eles entendem que o funcionamento da Drogaria São Bento e da santa Mônica até ás 20 horas ?quebrou? o acordo existente, causando a suspensão dos plantões.
Antes da chegada da São Bento o aumento da violência na madrugada causava temor nos empresários. Muitos deles adaptaram ?janelinhas? exclusivas para o atendimento noturno. A venda de medicamentos para crianças e idosos ocorre – geralmente ? nos horários mais imprevisíveis e eram resolvidos nos plantões. Como a situação está indefinida sobrou para os moradores, principalmente aqueles que não possuem meios de locomoção para tentar achar uma farmácia aberta.