Chapadão do Sul/MS

Etanol para acender fogo do churrasco já causou queimaduras graves em duas pessoas em Chapadão do Sul

Duas pessoas sofreram queimaduras graves nos últimos três meses durante o uso do álcool etanol para acender o fogo do churrasco em Chapadão do Sul. As informações são de fontes do Corpo de Bombeiros que alertam sobre os perigos no manuseio deste material altamente combustível em casa ou locais com aglomeração de pessoas. Segundo as fontes as duas vítimas são um bebê com mais de 70% do corpo atingido e uma atleta que sofreu queimaduras graves no lado direito do corpo. Já a maioria dos pacientes internados na ala de queimados da Santa Casa de Campo Grande se feriu com o mesmo produto.

Os nomes das vítimas de Chapadão do Sul não foram revelados porque os atendimentos necessitavam de rapidez e sem tempo para a elaboração de informações. Relatos publicados já em 201º confirmavam que pelo menos 70% dos acidentes tiveram o etanol como vilão. Um dos registros envolveu o soldador industrial Neilson Serra da Cruz (20). Ele e um amigo (internado no CTI) se queimaram quando acendiam a churrasqueira para assar a carne do almoço, no Balneário Municipal de Bonito.

O sol estava muito forte e eles não viram que tinha um pouco de fogo na latinha. Quando colocou o álcool ele explodiu. Em sua mão tinha um recipiente com cinco litros de combustível. Ele está com 50% do corpo com queimaduras de segundo e terceiro grau. O amigo está mais grave e ainda não pode ir para o quarto. Nenhum deles tem previsão de alta.

No mesmo quarto de Neilson está o gerente comercial Rafael Calixto Romero (20). Ele participava de uma confraternização na casa de um amigo e estava ao lado da churrasqueira, perto de um vasilhame com o combustível. Uma faísca caiu no álcool e o recipiente explodiu. O rapaz teve 20% do corpo queimado: são ferimentos nas pernas e virilhas.

TRAGéDIA – A dona de casa Eunice Rosa Vieira Fernandes (54) teve 90% do corpo queimado pelo álcool. Ela foi acender uma churrasqueira em um almoço quando o combustível explodiu em sua mão. Os três exemplificam o que pode acontecer na utilização de qualquer líquido inflamável. Agora, eles afirmam que ?nunca mais? vão mexer com o combustível e dão recados.

CONSEQUêNCIAS – O médico Fábio Saad lembra que a queimadura ?fica para o resto da vida?. Por tanto, é preciso muito cuidado no manuseio com líquidos inflamáveis, chamas e eletricidade e não pensar que ?comigo não vai acontecer?, pois são muitos os exemplos de que, neste caso, são nos momentos ?mais felizes? que algo ruim acontece.

As de terceiro e quarto grau são as mais graves porque atingem nervos e músculos. ?A pele fica dura, branca e não dói. Não tem dor porque já até queimou a parte nervosa?, explica o médico.

Faz parte do tratamento a internação, que geralmente dura o tempo da cicatrização da pele, algumas vezes é preciso cirurgia com enxerto, corretiva de movimentos e muitos curativos.

A exposição ao sol da área ferida é recomendada somente após um ano. ?Há casos em que o paciente corre risco de morrer. O tratamento é doloroso. Inclui curativos diários e há risco de infecção?, diz Fábio.

PRIMEIROS SOCORROS – Segundo o Corpo de Bombeiros, o procedimento recomendado às pessoas que estiverem próximas das vítimas no momento em que elas sofrerem queimaduras é acionar socorro imediato pelo 163 e não colocar em prática nenhum procedimento sem conhecimento técnico.

Quando a pessoa estiver em chamas, deve-se enrolar um cobertor em volta do corpo. Caso não tenha nenhum, mandar rolar no chão para abafar as chamas. Em hipótese alguma deve-se usar água para apagar o fogo, sob o risco de provocar um choque térmico que pode resultar na morte da vítima. (chapadensenews e campograndenews) (Foto ilustração)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também