Chapadão do Sul/MS

Dr. Sílvio Prado ‘A tecnologia e o judiciário podem andar juntos para o bem da sociedade’

Conhecido incentivador da tecnologia a serviço da justiça e ter sido o pioneiro no uso da videoconferência para realizar audiência em Mato Grosso do Sul, o Juiz da 1ª Vara de Chapadão do Sul, Dr. Sílvio Cézar Prado, continua utilizando novas ferramentas para agilizar consultas e o trabalho do judiciário. Há dois anos, atendendo uma solicitação do próprio magistrado, o site chapadensenews.com.br instalou em sua página principal links de consulta de processos para facilitar a busca por internautas. Recentemente o BNMP (Banco Nacional de Mandados de Prisão) também acabou anexado juntamente com as informações. As duas importantes ferramentas podem ser acessadas no cabeçalho do site a qualquer momento.

O trabalho da imprensa como ferramenta de suporte ao Poder Judiciário é muito importante. O Sistema BNMP (Banco Nacional de Mandados de Prisão) tem a finalidade de facilitar o conhecimento por qualquer pessoa e o cumprimento de diligências por parte das autoridades policiais, assim como auxiliar os juízes no exercício de sua jurisdição. Ele é alimentado através de um WebService e tem a finalidade de disponibilizar a consulta e a recepção dos mandados de prisão.

A consulta pública assegura o direito de acesso de qualquer pessoa que queria consultar os mandados de prisão. Porém, somente estarão disponíveis os mandados com situação “Aguardando Cumprimento” e que ainda estão vigentes. Será também possível gerar uma certidão dos mandados vigentes. A certidão irá conter a data e hora em que foi gerada, os atributos utilizados para chegar ao resultado da consulta bem como todas as informações do mandado de prisão enumerados no art. 3°, caput, da resolução N° 1º7 de 1º/07/201º do CNJ.

VIDEOCONFERêNCIA – O D. Sílvio Prado comprovou na prática que perigosas e cansativas viagens do interior para a Capital com cerca de 700 podem resumir-se a um pequeno deslocamento de uma sala para outra, dentro do próprio Fórum de Campo Grande. Pode-se ouvir testemunhas, conversar com advogados e servidores, tudo por meio da tecnologia de transmissão de áudio e vídeo em tempo real. Segundo o juiz a vídeoconferência hoje é uma realidade que permite ouvir todos os presos transferidos hoje de Chapadão do Sul para Cassilãndia e outras unidades penitenciárias espalhadas pelo estado


Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também