Na última sexta-feira (09) esteve em Chapadão do Sul, O Juiz Federal Dr. Odilon de Oliveira. O magistrado esteve no município a fim de ministrar uma palestra com o tema ?Importância da Família e da Escola no Mundo das Drogas?. Dr. Odilon foi recepcionado pelo Prefeito Dr. Felipe, a vice prefeita Liza Scheide, além de várias autoridades que fizeram questão de se fazer presente no evento.
O Prefeito Municipal Dr. Felipe em seu pronunciamento na abertura enalteceu o trabalho do juiz, que segundo ele, é um exemplo de cidadão que levantou a voz contra as ações de pessoas que não devem permanecer na sociedade. ?é uma oportunidade única para Chapadão do Sul e estamos contentes, espero que a sociedade possa absorver ao máximo as palavras do Dr. Odilon? Afirmou o prefeito.
A vinda do juiz ao município foi intermediada pela vereadora Sonia Maran, que agradeceu ao magistrado por se dispor a vir ao município, e agradeceu a toda a comunidade presente no evento. Segundo ela, é necessário que a comunidade se una contra o uso de entorpecentes. A palestra foi realizada na quadra poliesportiva da Escola Carlos Drummond de Andrade e contou com um público superior a 500 pessoas, alunos, professores, autoridades, e a comunidade em geral assistiram a palestra.
Dr. Odilon frisou em sua palestra os riscos e os prejuízos causados pelo uso de drogas, de forma dinâmica o magistrado apresentou vídeos, fotos e inúmeros gráficos com dados alarmantes relativos ao consumo de drogas no Brasil. Extremamente claro com as palavras, o magistrado apresentou comparativos preocupantes da realidade atual, e segundo ele, se nenhuma medida for tomada, o uso de entorpecentes tende a aumentar ainda mais.
Segundo o Juiz Federal, a sua vinda a Chapadão do Sul é uma obrigação e estará presente sempre que solicitado e de forma gratuita. Ele disse que percebeu, em Chapadão do Sul, o lado efetivo de união entre os poderes constituídos e a população em geral, um avanço da democracia que beneficia a todos. Os números apresentados pelo magistrado representam a gravidade que são as drogas no Estado de Mato Grosso do Sul e no Brasil. Igualmente é preocupação nos demais países, inclusive naqueles mais conservadores como os islâmicos.
O Brasil já conta com mais de um milhão de pessoas usuárias de drogas e 400 milhões no mundo, que causam um ?rombo? gigantesco nas famílias, na saúde e na economia. No país, no ano de 2006 eram pouco mais de 45 mil pessoas presas devido às drogas, atualmente são 163.950, um aumento de 1º7%, enquanto a população cresce menos de 3% ao ano. Em Mato Grosso do Sul estão detidas, devido às drogas, 5.085 pessoas, das quais 40% são aquelas envolvidas com as drogas.
Na área da saúde destacou o Juiz Odilon é grande o número de pessoas doentes e mortas devido à AIDS, contraída durante o uso de droga injetável, a partir de seringas contaminadas. Ao tratamento dos usuários, o Brasil conta com apenas 20000 leitos. Para atender à demanda, cada usuário poderia ficar internado nesses leitos por apenas 1º minutos.
Diante deste flagelo social está claro que o melhor meio de combate às drogas é a prevenção e para isso é necessária a estruturação da família, a volta dos valores pessoais e a geração de emprego, de ocupação dos jovens. ?A própria Constituição do Brasil diz que a família é a base da sociedade?, lembrou o Dr. Odilon. (Assessoria – Prefeitura)