A falta do documento denominado Licença de Operação resultou na apreensão de dois bitrens tanques de uma empresa prestadora de serviço para a Usina Cerradinho. A interceptação foi feitas pelas polícias Florestal e Militar em Chapadão do Sul. Ainda hoje o caso deverá ser resolvido na esfera do Ministério Público Estadual, onde deverá ser lavrado um TTAC (Termo de Ajuste de Conduta) com os proprietários dos veículos, onde eles se comprometem em solucionar o problema burocrático necessário ao transporte de combustíveis.
As duas carretas bitrens transportavam 12 mil litros de álcool que seriam levados ao terminal de Paulínea em São Paulo. A interceptação da carga se deu no terminal ferroviário da Ferronorte em Chapadão do Sul. As duas carretas estão estacionadas na frente do quartel da Polícia Militar de Chapadão do Sul. Além do combustível, a Polícia Militar Ambiental fez várias abordagens na MS-306 resultantes na apreensão de milhares de metros cúbicos de madeira em 201º
O Licenciamento Ambiental é o procedimento administrativo pelo qual é autorizado a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos utilizadores de recursos ambientais considerados efetiva ou potencialmente poluidores e aqueles capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental. A Licença de Operação (LO) é expedida após a verificação do efetivo cumprimento do que consta nas licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e demais condicionantes determinadas para a operação.