O empresário Walter Schlatter, uma das principais lideranças do MDB, se desfilou do partido e voltou para o PP (Partido Progressista). A informação foi confirmada no plenário da Câmara pelo vereador Mica que fez um agradecimento ao ex-integrante da cúpula medebista. Não foram informados os motivos da mudança, mas Schlatter era o principal nome da legenda e sempre cotado para representar o partido em disputas municipais e estaduais. Tem muito destaque no meio empresarial e polarizou uma disputa histórica na eleição mais disputada pela prefeitura de Chapadão do Sul contra o atual prefeito João Carlos Krug em 2016.
Desde então não alçou mais nenhum vôo político, a não ser apoiar os candidatos apoiados pelo partido. Um dos maiores apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em Chapadão do Sul, Schlatter ingressa numa legenda de forte apoio da base governista no Brasil no momento. Já o MDB de MS terá – a princípio – representante ao Governo do Estado e ao Governo Federal com a senadora Simone Tebet como candidata que não decola em nenhuma pesquisa.
Em 2016 – pelo MDB – Walter Schlatter obteve 5.506 votos contra 6.082 de João Carlos Krug, numa diferença de apenas 576 consignações. O resultado na ocasião foi tido como bom para um principiante na política partidária. Estes movimentos de mudanças partidárias ocorreram em vários partidos. Na Câmara Federal o PP é o terceiro de maior representatividade com 53 parlamentares e vai integrar a coligação que apoiará Jair Bolsonaro em outubro.