Em setembro do ano passado Chapadão do Sul ficou dois dias sem registrar nenhum caso de Covid-19. A notícia deu certo alívio, mas alguns meses depois os picos da doença voltaram a assustar à população. Parecia que o clima de medo teria não fim e muitas pessoas queridas ainda morreriam. A cidade perdeu 82 cidadãos vítimas desta doença nova que abalou o mundo. O município chegou a ter bandeiras vermelha e cinza na classificação sanitária que determinava o grau de contaminação.
A assessoria de comunicação social do Poder Executivo postou ontem o Boletim Epidemiológico com nenhum caso de infectado ou em tratamento. Apesar disso algumas lições devem ser tiradas como o simples ato de lavar as mãos vários vezes ao dia, sempre que chegarmos em casa. Parece piegas mandar alguém manter o nível de higiene elevado, mas faz toda a diferença entre ter uma vida saudável ou ficar exposto à contaminação. Afinal a preocupação não é apenas com a Covid-19.
A máscara ainda pode ser usada em eventos fechados, ela tornou-se um hábito salutar que evita a contaminação de gripes como a A1N2 e outras doenças transmitidas pelo ar. Algumas medidas devem ser mantidas com atenção como utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes bem ventilados.