Chapadão do Sul/MS

UM DIA A CONTA CHEGA. Adesão às campanhas de da H1N1 foi parâmetro para envio de vacinas contra Covi-19. Cidades que atingiram metas recebem mais imunizantes


Todos os anos a prefeitura, Câmara de Vereadores, Poder Judiciário e entidades promovem campanhas para que moradores de Chapadão do Sul compareçam nos postos de saúde na imunização contra a H1N1 anunciadas na mídia. As cidades que atingem as metas de comparecimento estão à frente das demais na formação do bancos de dados da Secretaria de Estado de Saúde. Esta informação pode explicar – por exemplo – o fato de Cassilândia estar com 50% em média de imunizados com a primeira dose contra 30% de Chapadão do Sul.
Chapadão do Sul poderia estar recebendo um número mais robusto de imunizantes? A resposta é sim! Por conta desta referência de dados o município é um dos que menos recebeu vacina em relação à proporcionalidade da população. Esta informação não está relacionada com os números do IBGE, mas tem como ponto de partida os registros de imunização de H1N1 dos últimos anos, principalmente 2020.
Esta assunto pode servir para reforçar temas importantes para o futuro como a Transferência o Título de Eleitor, a confecção da Carteira do SUS, Emplacamento de Carros no Detran do município. São temas ligados ao aumento de arrecadação de verbas federais que ajudam a reforçar o caixa do Poder Executivo na prestação de serviços. Estas ações também dependem exclusivamente do engajamento dos moradores.
Um dos exemplos clássicos da falta de participação popular em ações que poderiam ajudar o município foi o Cadastramento Eleitoral. Começou com baixa adesão e foi necessário um esforço hercúleo com as participações da Câmara de Vereadores, Poder Executivo, Judiciário para alertar os eleitores sobre a importância administrativa desta interação. O cenário serve de alerta para o futuro. Compareça nas campanhas de vacinação, transfira o Título de Eleitor, o Cartão do SUS, o emplacamento do carro porque o imponderável sempre faz parte do futuro. A “conta chegou” na forma de pandemia.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também