Chapadão do Sul/MS

TÙNEL do Tempo – Cinemateca   Irani Liber foi inaugurada em Chapadão do Sul. Espaço homenageia pioneira  na arte, cultura e educação em Chapadão do Sul

 Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?

Link de acesso:

https://chat.whatsapp.com/LvofZoy4M2UJz2141UJsA7

            A  Cinemateca Professora Irani Ribeiro Liber foi inaugurada na manhã de hoje em Chapadão do Sul.  O espaço com 141,10 m² teve investimento de R$ 388.366,64 e conta com recepção, sala de auditório com capacidade para 54 pessoas, copa e área de serviço. Filhos, nora e netos de Irani Liber prestigiaram o evento. A pioneira foi protagonista da história cultural, educacional  e nas artes no município.

A solenidade contou com as presenças do prefeito João Carlo Krug, do presidente da Câmara (Alírio Baca), vereadores André dos Anjos, Marcelo da Costa, Alline Tontini, Varnderson Cardoso, secretários, técnicos de vários setores do Poder Executivo e familiares da  homenageada, a  Professora Irani Ribeiro Liber.

O espaço é destinado à atividades audiovisuais  com objetivo de estreitar laços com entidades culturais, educacionais a apresentar obras audiovisuais da produção  brasileira e internacional. Ficará à disposição da população e  visa manter o compromisso constante de transformar vidas. Fomentará a cultura como uma ponte para o desenvolvimento pessoal e coletivo em busca da  consciência cidadã com o  incentivo à cultura, ao lazer e ao conhecimento.

A cinemateca Professora Irani Ribeiro Liber foi uma iniciativa do vereador André dos Anjos através de Emenda Impositiva no valor de R$ 100 mil. Também partiu do parlamentar a sugestão de homenagem póstuma à memória da professora que se dedicou intensamente à cultura, artes e á educação de Chapadão do Sul. O prefeito João Carlos Krug também apoiou a indicação do nome

 PROTAGONISTA da História

A Professora Irani Ribeiro Liber foi uma mulher muito admirada por ser protagonista da história da cidade que amava e a qual se dedicou até o fim da vida. Formada em matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava veio morar em Chapadão do Sul em junho de 1981.

Fez o primeiro concurso público do novo Estado e assumiu aulas na Escola Filisteu Camargo, hoje Escola Municipal Augusto Krug Netto, onde aposentou-se em 1994. No fim da vida dedicava-se à família, participava de pastorais na Igreja e à pintura em tela. Teve influência no  hino de Chapadão do Sul e na idealização da bandeira sul-chapadense.

Tia Nani, como era carinhosamente chamada, foi modelo para todos os familiares como pessoa, professora, diretora de escola e mãe. Contribuiu muito para o desenvolvimento do município. Foi moradora  desde 1980. Deixou o esposo, Dr Hélio Liber, um do primeiros agrônomos de Chapadão do Sul, filhos e netos.  

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também