Chapadão do Sul/MS

TUCANO liderou votação histórica que aumenta o número de cadeiras na Câmara de Chapadão do Sul na eleição de 2024

Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular? Mande um OI para (67) 999681617

ENTRAR NO GRUPO de notícias

https://chat.whatsapp.com/HRWputJNL1UJPuYEJ9ivBq

      O presidente da Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul, Airton Antônio Schwantes (Tucano), entrou para a história do legislativo municipal como o articulador político que colocou em pauta o aumento do número de parlamentares de 9 para 11 na próxima legislatura. Ele e os colegas André dos Anjos e Alírio Bacca assinaram o requerimentode  Proposta de Emenda a LOM (Lei Orgânica do Município) nº 27/2023 que foi aprovada por 8 X 1.  A decisão atualiza as ações do parlamento sul-chapadense cujo número de vereadores estava defasado há décadas. Como prevê a Constituição Federal, cada cidade tem direito a um número de cadeiras proporcional à população.   

A próxima legislatura da Câmara de Vereadores terá mais duas cadeiras já no ano legislativo de 2024. A aprovação em segunda votação manteve o placar da primeira, 8 X 1. A exemplo da sessão anterior o voto contrário foi do vereador Emerson Willian (Sapo).  Em Mato Grosso do Sul, o novo Censo 2022 mostrou que 11 municípios precisariam aumentar as vagas nas Câmaras. Aparecida do Taboado, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina e Três Lagoas são os municípios aptos.

Destes municípios listados pelo IBGE (Instituto Brasilieor de Geografia e Estaística) Chapadão do Sul era o de maior  defasagem  porque cidades com até 15 mil habitantes já contam com  9 vereadores. O município tem cerca de 35 mil habitantes e somente agora – com atraso – vai se adequar à legislação federal.

Campo Grande tem  29 parlamentares e poderá aumentar para 31 na próxima legisltura.  A Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste também vai colocar o assunto na pauta de discussões. Outras cidades deverão seguir o mesmo caminho devido ao crescimento demográfico. Os eleitores de Chapadão do Sul terão mais opções de votos de lideranças comunitárias para representá-los  na Casa de Leis.

O vereador é a ligação entre o governo e o povo. Ele tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na Câmara  e fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática. Por isso, é importante que o eleitor acompanhe a atuação dos parlamentares para verificar se o trabalho está sendo bem desenvolvido.

Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo, no caso o prefeito. São eles que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre elas está a Lei Orçamentária Anual, que define onde deverão ser aplicado os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também