Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/EcjdxwK4hNoL3ekYjD3MJL
A nota técnica da Embrapa ratifica que a infestação da Spodoptera Frugiperda (lagarta-militar ou lagarta-do-cartucho-do-milho) é uma praga polífoga, sem normativa de controle oficial, que ataca pastagens e outras culturas, como milho, arroz, feijão, soja e algodão. Um vídeo de um sítio em Cassilândia mostra a voracidade com a qual este animal consome as pastagens. Há cerca de 5 anos ela destrói pastos em Figueirão em áreas de mais de 100 hectares devastadas. Costa Rica também há registros com sérios prejuízos. O combate com inseticida é o mais eficiente, mas é necessário o acompanhamento técnico de um agrônomo para indicar o produto que não vai eliminar insetos benéficos que ajudam no controle de outros parasitas.
Esta praga tem relação com a condição climática e surge mais intensamente após longas estiagens, como aconteceu neste ano. Pela coloração das lagartas do vídeo elas estão em estágio bem feroz de consumo de alimentos. Também há produto comercial com base biológica (fungo) para o combate. A melhor opção deve ser definida pelo produtor com o responsável técnico pela prescrição do produto.
Seguem outros manejos indicados
Bacillus thuringiensis
Uma bactéria que ataca lagartas desfolhadoras, sendo possível encontrar produtos comerciais autorizados para uso em agricultura orgânica. É uma alternativa eficaz e seletiva, não sendo necessário retirar os animais do pasto.
Parasitóides e predadores naturais
A introdução ou preservação de parasitóides e predadores naturais das lagartas na área é uma abordagem eficiente e sustentável.
Concentrar animais nas áreas afetadas
Esta medida pode ser adotada para aproveitar a forragem disponível antes que as lagartas o façam.
Barreiras químicas
Quando as lagartas migram para áreas com mais alimento, é possível utilizar barreiras químicas para cortar o sentido migratório.
VEJA a Nota Técnica da Embrapa sobre o assunto no link abaixo
https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1043505/1/CNPASA2014fa6.pdf