O vídeo mostra uma criança derramando óleo no corpo. Sorte que estava frio, caso contrário seria trágico
Quem tem criança dentro de casa deve saber tudo sobre a atenção aos pequenos dentro de casa devido a grande incidência de acidentes domésticos que acontecem ao menor deslize. São mais frequentes quando o bebê começa a engatinhar, por volta dos 8 meses. A partir daí, quando se mantém em pé e começam a andar já existe o risco de escalar pequenos obstáculos, o que torna as aberturas de janelas, por exemplo, extremamente perigosas. Já o álcool gel deve ser usado para o preparo do bife na chapa.
Até adultos morrem ou ficam com ferimentos graves para sempre com queimaduras durante o preparo “bife na chapa” com o uso do álcool líquido. Vários casos já foram registrados em Chapadão do Sul com ferimentos gravíssimos em várias pessoas. Há registros fatais em usuários deste sistema de preparo de alimento, incluindo mortes de adultos e crianças. De janeiro a abril de 2022 a Santa Casa de Campo Grande registrou 92 internações no CTQ (Centro de Tratamento de Queimaduras) devido a acidentes com fogo ou calor, eletricidade, produtos gasosos, inflamáveis, líquidos ou químicos.
Cuidados – A população precisa saber que queimadura mata, é um acidente que pode acontecer com qualquer um. As principais causas são as térmicas, da chama de fogo ou explosão, a elétrica, que é muito comum em quem está trabalhando na construção civil, e também tem a química, que acontece ao ter contato com produtos na pele, nos olhos ou em partes do corpo.
CRIANÇAS
A queda é o acidente que encabeça o ranking dos mais comuns dentro de casa, envolvendo crianças. Dados do DataSUS, do Ministério da Saúde. A média anual de mortes no Brasil é de 33 crianças, desde 2013. Dados da ONG Criança Segura apontam que as quedas costumam acontecer, mais frequentemente, entre crianças de até 9 anos de idade – dado corroborado pelo Ministério da Saúde, que alerta que acidentes domésticos são a principal causa de morte em crianças de até 9 anos no Brasil.
Então, telar janelas, sacadas, varandas, mezaninos, guarda-corpos e quaisquer outros vãos que apresentem risco de queda é obrigatório para quem tem criança em casa. A recomendação é que as telas sejam instaladas antes mesmo do nascimento, para prevenir acidentes com bebês que se mexem e se impulsionam do colo.
Todas as janelas da residência devem ser teladas, até mesmo as dos banheiros, que costumam ficar de fora por conta da altura de instalação e dimensão reduzida. Quem tem o modelo basculante em casa também pode e deve utilizar o recurso. Nestes casos, a rede é instalada por dentro do imóvel. Se houver preocupação com a limpeza das esquadrias, empresas especializadas oferecem telas removíveis como alternativa. (Video youtube.com)