Chapadão do Sul/MS

SENSAÇÃO térmica foi de -6 graus e “Geada Negra” no MS nesta madrugada,  no dia mais frio do ano. Chapadão do Sul terá 5º hoje

As menores sensações térmicas foram registradas no municípios de Paranhos, Iguatemi, Sete Quedas e Itaquiraí  

A madrugada desta quinta-feira (29), em Mato Grosso do Sul, a mais fria do ano, registrou temperaturas negativas em cidades do Sul do Estado. Na estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), na região de Paranhos, Iguatemi, Sete Quedas e Itaquiraí, a sensação térmica foi de -6°C na área rural. Chapadão do Sul deverá ter a madrugada mais fria do ano hoje com 5º na madrugada e sensação térmica próxima de zero.

Na fronteira com o Paraguai, em Ponta Porã, o dia amanheceu com sensação térmica de -2°C. A temperatura negativa causou geada e a vegetação ficou coberta de gelo na região. O frio permanece ao longo de toda a quinta-feira na cidade e a temperatura não passa de 13°C. 

Também houve registro de geada em Dourados, Itaquiraí, Iguatemi, Ivinhema, Angélica, Sete Quedas, Três Lagoas, Naviraí, Paranhos, Rio Brilhante, Antônio João, Caarapó, Santa Rita do Pardo, Aral Moreira, Itaporã e Laguna Carapã.

Segundo o meteorologista Natálio Abrão, em alguns deste municípios houve geada negra, quando o gelo e a tempetarura abaixo de 2ºC matam a planta, mudando a coloração. Amambai também registrou temperaturas abaixo de zero. Por lá, o dia começou com -1°C, com sensação ainda mais baixa. Em Rio Brilhante, os 3°C dão sensação de 0°C.

A menor sensação térmica da madrugada foi registrada em Paranhos, com -3°C. Segundo o Inmet, os termômetros na cidade marcaram 1°C oficialmente. Iguatemi teve sensação de – 1°C, assim como Sete Quedas e Itaquiraí. A madrugada da região, no entanto, foi ainda mais gelada. A estação meteorológica do Instituto, que fica a 80 quilômetros de Iguatemi, marcou sensação de – 6 °C na área rural.

O frio intenso para hoje já era previsto pela meteorologia desde a semana passada. Nas últimas 24 horas, o Inmet ainda emitiu a alerta de geada para 30 municípios de Mato Grosso do Sul.

Ainda mais frio – Dados enviados pelo meteorologista Natálio Abrão, apontam números ainda mais baixos, sensação térmica de -5°C para Paranhos, -3° C em Itaquiraí, Dourados e Ivinhema. A medição da estação Uniderp/Anhanguera registraram -1 °C em Rio Brilhante, com sensação de -6°C. Segundo ele, esse é o dia mais frio do ano em Mato Grosso do Sul.

Previsão – A quinta-feira promete ser gelada em Mato Grosso do Sul, que está sob alertas de onda de frio e também de geada até às 8h desta quinta-feira, atingindo os municípios da região leste, oeste e centro-sul.  O tempo seco continua e a umidade relativa do ar pode chegar a 20%. 

Em Corumbá, no Pantanal sul-mato-grossense, e em Três Lagoas, na região do Bolsão, os termômetros não passam dos 21ºC. Bem diferente do sul do Estado, as duas cidades amanheceram com temperaturas acima dos 10°C. Assim como Coxim, no norte de Mato Grosso do Sul. O alerta de tempo continua com a umidade do ar podendo chegar aos 10%. (campograndenews.com.br)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também