O ex-prefeito de Chapadão do Sul (Pioneiro), o empresário rural Elo Ramiro Loeff e Familia serão os homenageados na Semana Farroupilha em Chapadão do Sul em setembro deste ano. A informação foi confirmada na manhã de hoje pela Diretora Artística e Cultural do CTG Cultivando a Tradição, Joélita Martins. Veio conhecer o Chapadão dos Gaúchos no início da década de 70 incentivado pelo cunhado, Laureano Schehert que já conhecia a região. Voltou a Carazinho (Rio Grande do Sul) e retornou com um caminhão Ford 600 carregado com uma plantadeira e sementes de milho, sorgo, soja, feijão, arroz e adubo. Vieram fazer um experimento nas terras de Augusto Krug.
Em janeiro de 1972 se interessou em comprar uma fazenda e acompanhar o experimento do plantio do ano anterior. O arroz era a única cultura que prosperou porque o soja, milho e o feijão foram comidos pelos veados, abundantes na época. Se hospedaram no Pouso Frio, num local que também tinha abastecimento e estava perto da MS-306, uma vicinal à época. Compraram a fazenda que hoje leva o nome Elo.
Em julho de 1974 carregou um Mercedez 1133 trucado com material de construção e deram início num barracão medindo 11 X 14, um carpinteiro e dois funcionários (Celito Pedro Braganholo e seu cunhado Joé Marins). O local da sede foi próximo da cachoeira do Rio Aporé devido à abundância de água cristalina com duas barracas e uma casa de lona. Trabalhavam o dia todo e compraram o primeiro trator, um CBT 1105.
Naquela época a localidade da Vaca Parida não tinha moradores próximos à estrada a não ser os irmãos Christóvam Augusto e João Krug. Hoje a Família possui outras propriedades e seguem radicados em Chapadão do Sul. A história de Elo Ramiro Loeff também tem outros personagens importantes destacados no livro “Os Pioneiro” da professora Ana Maria Laurindo Lorenzon. (Fotos “Os Pioneiros”)