Chapadão do Sul/MS

PRD lançará pré-candidato a prefeito nos próximos dias. Novos filiados já prestaram relevantes serviços políticos e empresariais em Chapadãodo Sul

Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?

Link de acesso:

https://chat.whatsapp.com/HRWputJNL1UJPuYEJ9ivBq

  O Diretório Municipal do PRD (Partido da Renovação Democrática) vem se articulando  politicamente desde o início do ano com filiações  importantes de cidadãos que já prestaram relevantes serviços em Chapadão. Nos próximos dias será anunciado o pré-candidato deste grupo com a possibilidade de participação pluripartidária de outras legendas (3ª Via).  O presidente do PRD, o arquiteto  Felipe Batista, destacou que as articulações  estão adiantadas para escolha do melhor nome para representar o partido na disputa pelo Poder Executivo e uma chapa completa de vereadores.

O ingresso do PRD neste pleito oxigena o processo político com mais opções aos eleitores de Chapadão do Sul. Terá candidatos experientes e muitos jovens que darão os primeiros passos no meio político. O partido trabalha com a possibilidade de criação de uma “Terceira Via” com espaços para outras legendas neste projeto político. Os novos integrantes recentemente filiados contam com experiência política em setores estratégicos de gestão na Câmara de Vereadores, Poder Executivo e no meio  empresarial.

O presidente do PRD, Felipe Batista, está entre os agentes públicos que já tiveram excelente desempenho à frente da Sedema (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente). Criou os Ecopontos, nos bairros projetando espaços importantes para o descarte de entulhos, evitando que alguns moradores fizessem isso em canteiros centrais  e em avenidas da cidade, como vem ocorrendo ao longo dos anos.

 PARTIDO EM ASCENÇÃO

        Fruto da união do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) com o Patriota, o PRD é o terceiro maior partido brasileiro em número de filiados, totalizando 1,3 milhão de correligionários. O levantamento foi feito pelo site Congresso em Foco com dados disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  Antes da fusão, em outubro de 2023, o PTB contava com 1,02 milhão de filiados, enquanto o Patriota, com 319 mil.

A fusão dos dois partidos de direita foi autorizada pelo TSE em novembro de 2023. Essa foi a forma que encontraram para cumprir a cláusula de barreira, mecanismo que determina que cada sigla deve alcançar um mínimo de 2% no total de votos válidos para a Câmara dos Deputados a nível nacional ou eleger 11 deputados federais para que possa acessar o fundo partidário e o horário eleitoral gratuito em rádio e TV.

Apesar de ambas terem eleito parlamentares – o PTB elegeu um deputado, enquanto o Patriota conseguiu quatro -, nenhuma das siglas superou   a cláusula. Com a fusão passam a cumprir a exigência e podem ter acesso aos valores.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também