Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular? Mande um OI para (67) 999681617
ENTRAR NO GRUPO de notícias
https://chat.whatsapp.com/HRWputJNL1UJPuYEJ9ivBq
A Polícia Militar de Chapadão do Sul foi acionada em ocorrência de Tentativa de Furto de combustível no Terminal da Ferronorte. Seguranças que cuidam das locomotivas ligaram para o telefone de Emergência da PM. Um caminhão Mercedes Benz foi abandonada por dois homens na fuga. No veículo foram encontrados diversos apetrechos e galões vazios para armazenar o combustível furtado dos tanques dos trens. Este tipo de crime foi um dos mais praticados no passado e ficou conhecido como ataque dos “Piratas do Asfalto” em Chapadão do Sul.
Empresários e atravessadores que furtavam combustível para revender foram presos pela Polícia Militar. Muitas locomotivas que partiam de Chapadão do Sul sofreram “pane seca” e ficaram pelo caminho devido á ação dos “Piratas do Asfalto”. Em 2023 um Inspetor de Segurança da ALL (América Latina Logística Intermodal Ltda) registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil sobre o furto de 8,5 mil litros de óleo diesel S-500 de uma locomotiva no Terminal da Ferronorte. A composição 0776 chegou no km 93 da MS-306 com 11 mil litros no tanque.
Há anos que os famosos “Piratas do Asfalto” atacam as locomotivas paradas em Chapadão do Sul, Alto Taquari e outros pontos de carga e descarga da ALL. Muitas pessoas já foram presas na cidade. Vinham em caminhonetes de cidades como Cassilândia e Costa Rica – entre outras – para a prática dos furtos no terminal. Furtavam milhares de litros e revendiam a terceiros pela metade do preço.
Outra ação importante neste setor foi a prisão de um brasileiro e dois estrangeiros contrabandeando combustível em Corumbá. As prisões ocorreram durante ação da Polícia Federal, batizada de “Operação Challenge”. Os policiais foram às ruas para cumprir mandado de busca e apreensão e no momento em que estavam no local, flagraram um caminhão sendo abastecido com combustível que veio ilegalmente para o Brasil. Além de contrabandistas, os suspeitos atuavam no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro. Durante ação foram apreendidos 500 litros de combustível, assim como acessórios para manuseio do produto. Celulares, documentos, R$ 4.585 em dinheiro e um caminhão. Foi apreendida uma grande quantidade de combustível, além de celulares e documentos