O Governo do Estado – através do Detran – confirmou a ordem de Serviço e o envio de uma equipe de Engenharia de Trânsito para elaborar um estudo de reordenamento técnico de ruas e avenidas em Chapadão do Sul. O anúncio foi feito durante a reinauguração do prédio ontem. A cidade apresenta uma das maiores densidades demográficas na Região Centro Oeste do Brasil e está entre as de maior número de carros por habitante no MS. O Presidente do Detran, Rudel Trindade Júnior, atendeu a solicitação feita pelo presidente da Câmara, André dos Anjos, dos demais parlamentares e do prefeito João Carlos Krug.
Na prática quem definirá a formatação final deste estudo será o município através do Demutran, órgão municipal responsável pela normatização do trânsito em Chapadão do Sul. O estudo de reordenamento dará parâmetros para novas ações que facilitem o escoamento e melhorias nos pontos considerados críticos, destacará o melhor sistema de sinalização e poderá sugerir lombadas ou até mesmo semáforos que ainda divide opiniões entre os sul-chapadenses.
A carta assinada pelo Executivo e Legislativo foi entregue ao governador Reinaldo Azambuja durante a inauguração do Paço Municipal Edwino Raimundo Schultz. Na ocasião o governador almoçou no CTG onde recebeu o documento. Nele também estavam pontuadas ações importantes como a vinda de uma unidade da UFMS (já confirmada) e o início do processo da regionalização da saúde.
O estudo de reordenamento de trânsito também incluirá a mobilidade urbana e contemplará pedestres, cadeirantes e ciclistas. A cidade ainda precisa avançar muito neste setor porque faltam calçadas adaptadas – por exemplo – a portadores de deficiência visual e mais rampas de acesso aos cadeirantes. O novo cenário projetado para o futuro não evitará acidentes com motoristas bêbados, sem habilitação, irresponsáveis etc.. Dará um “norte” técnico e servirá de parâmetro para Demutran achar a melhor formatação.