Chapadão do Sul/MS

OFERTAS diárias de vacinas nos postos aproxima Chapadão do Sul da coberta 100% nos próximos meses

O fim da pandemia e a retomada da normalidade sanitária  estão próximos da realidade em Chapadão do Sul. Neste momento os jovens são o principal foco da vacinação para que o município chegue na tão almejada cobertura de 100%. Os postos de saúde da cidade estão tendo ofertas praticamente diárias de várias marcas de vacinas contra a Covid-19 para pessoas na faixa dos 18 anos. Vale lembrar que a doença segue fazendo vítimas fatais em todas as faixas etárias, mesmo sem comorbidades conhecidas.

LIGUE NA VIGILÂNCIA E SE INFORME

A Assessoria  de Comunicação da Prefeitura está fazendo postagens todos os dias sobre a oferta de vacinas nos postos de saúde. Estas informações são veiculadas nas redes  sociais e sites de notícias da cidade. Qualquer dúvida basta ligar na Vigilância Epidemiológica pelos fones  35626611 ou  35626616 que serão informados os locais de vacinação e a disponibilidade de imunizantes.

EMPENHO DO CIDADÃO FARÁ A DIFERENÇA

Na semana passada foi postado no Diário Oficial do Município o decreto mais brando desde o começo da pandemia condicionando a retomada das atividades dentro de uma expectativa positiva de queda dos casos de contaminação. A próxima edição poderá ser mais ou menos restritiva, caso o nível de infecções se mantenha  baixo. A cobertura que dará proteção total à população sul-chapandense também  dependerá do empenho dos cidadãos porque novas variantes voltaram a fazer estragos no mundo, incluindo o Brasil.    

NOVO NORMAL

O “Quase Normal” em Chapadão do Sul já  prevê a liberação em 90% de ocupação de conveniências, bares e outros estabelecimentos com eventos fechados. A fiscalização seguirá a mesma (Fiscais, Polícia Militar, Civil e Bombeiros) mas caberá aos comerciantes a cobrança do Comprovante de Vacina aos frequentadores como condição de acesso nestes locais. Pode ser o ticket recebido no momento da imunização ou digital (fotografado no celular). Na ausência do documento empresário terá no recinto um computador para checar o nome do cliente no aplicativo do SUS.  

Apesar deste novo momento o risco do surgimento de uma variante agressiva com a Delta em Chapadão do Sul é sempre iminente. Poderá infectar com gravidade aqueles não se vacinaram ou recusaram  o imunizanente. A situação ainda não está confortável, mas num cenário mais animador do que nos meses anteriores. Ainda há mais de dois mil cidadãos que não se vacinaram. Eles são considerados “portas de entrada” para novos focos de Covi-19 por não terem imunidade contra a doença.

RESTRIÇÕES

Já há tratativas políticas na Câmara Federal e no Senado prevendo consequências a quem não se vacinar.  O mote desta discussão é  “Se é direito do cidadão negar-se a fazer algo que não esteja devidamente previsto em lei, é dever do Estado assegurar o direito de todos à saúde”. Outras medidas como a limitação na inscrição de concurso, nomeado para cargo público, receber salário de função ou emprego público e obter alguns tipos de empréstimos. Senadores e deputados também discutem  impedimento de renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial (como as universidades públicas), obter passaporte e participar de licitações.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também