O engenheiro agrônomo Marcelo Bexiga está numa campanha hercúlea para a divulgação em redes sociais e sites de notícias de Chapadão do Sul, do Brasil e do mundo para propagar o nome do ex-ministro da Agricultura Allysson Paulinelli ao Prêmio Nobel da Paz. Sempre esteve à frente de seu tempo na busca da criação da agricultura sustentável que transformou o Brasil de País importador de alimentos para exportador. Graças ao seu conhecimento o Brasil alimenta mais de um bilhão de pessoas no planeta. Comida é paz, é ausência de guerras, é esperança. Para especialistas da área e do agronegócio Paulinelli é considerado o “maior brasileiro vivo” pela sua contribuição como verdadeiro patriota.
Foi produzido um vídeo contando um pouco de sua história com depoimentos de pessoas do agro que conhecem o homem que mudou o perfil da agricultura dos trópicos e a forma de produzir alimentos. Este é o brasileiro Alysson Paulinelli, indicado ao prêmio Nobel da Paz na edição de 2021. O mineiro de 84 anos é engenheiro agrônomo e um homem à frente de seu tempo. Já foi ministro da agricultura e considerado o “pai da modernização agrícola brasileira”. Mais que isso, um dos principais responsáveis por transformar o Brasil no “Celeiro do Mundo”
TERESA CRISTINA – Ministra da Economia – O Dr Alysson transformou a nossa agricultura, tornando-a moderna, sustentável e hoje o Brasil é uma grande potência agroambiental
EVALDO FERREIRA VILELLA – Presidente do CNPQ Falar sobre Alysson Paulinelli é sempre importante, destacar o seu legado, de ter criado a agricultura sustentável nos trópicos
CELSO MORETTI – Presidente da Embrapa – Paulinelli foi um dos responsáveis pela criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em 1973
Foi líder da implantação da agricultura sustentável no cerrado. Um visionário que valorizou a ciência e sustentabilidade. Esta visão do bioma permitiu a introdução do plantio de soja, milho, algodão, carne e leite. Nos últimos 45 anos a produção brasileira cresceu 384% e a produtividade mais de 500%. Em 2006 Paulinelli foi premido com o “The Word Food Prize” por sua contribuição pela melhoria da oferta de alimentos no mundo.
ROBERTO RODRIGUES – Ex Ministro da Agricultura – Realmente Alysson Paulinelli é o pai da agricultura brasileira, um Pais que alimenta mais de um bilhão de pessoas no planeta. Comida de mais qualidade e barata.
Até hoje a revolução agrícola tropical de Alysson Paulinelli contribui com as ações de desenvolvimento sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) . Transformou o Brasil de importador de alimentos para exportador com base numa trilogia que ele adora: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, homenageando pessoas do Brasil e do mundo.
O foco de Paulinelli hoje está no Projeto Biomas Tropicais e levar esta solução agrícola para outros países da América e África. Por tantas conquistas coletivas idealizadas por Alysson Paulinelli torna-se mais que essencial o reconhecimento de seu trabalho pelo Brasil e pelo mundo.
Logo que teve início a correção dos solos do cerrado, Alysson Paolinelli esteve no então Chapadão dos Gaúchos, a convite do colonizador e um dos pioneiros de Chapadão do Sul, Júlio Alves Martins. Na oportunidade, ao lado de pilhas de sacas de arroz que os gaúchos cultivavam Paolinelli anunciou e determinou o financiamento de corretivos de solos para que os sulistas praticassem o cultivo da soja com sucesso e depois vieram o milho, o algodão, a recuperação das pastagens e outras culturas forrageiras. Em sua visita entregou títulos de terras aos assentados do Projeto Pedra Branca. O assentado escolhido para representar os demais no ato foi o produtor Ivo Lauro Henrichsen.
No dia 26 de outubro de 2011, Alysson Paolinelli e Júlio Alves Martins receberam a Comenda Consciência Ecológica, outorgado pela Fundação Ecológica, em reconhecimento pela introdução e desenvolvimento de produção de grãos em escala no Cerrado do Centro-Oeste Brasileiro. O evento fez parte das comemorações dos 20 anos do Mercosul.
“Paulinelli É o maior brasileiro vivo”
“Temos que homenagear este grande brasileiro”
“Por tudo isso e muito mais estamos na torcida para que obra de Paulinelli seja reconhecida mundialmente com o Prêmio Nobel da Paz”
Fontes: Redação / Engenheiro Agrônomo Marcelo Bexiga / Jovemsulnews / (Fotos jovemsulnews)