Chapadão do Sul/MS

O CÉU É O LIMITE – A “menina” que brincava de médica com o pai em Chapadão do Sul cola grau em medicina

      A menina que sonhava ser a “médica de seu pai quando crescesse” tornou este sonho realidade após a colação de grau em medicina na Faculdade Sudamericana, em Pedro Juan Caballero (Paraguai). A sul-chapadense Orliani Ferreira Varella (23) terá como etapa futura a aprovação na Prova do Revalida ou de Complementação exigidas pelo Governo Brasileiro para o exercício da profissão no território nacional. É o orgulho dos pais (Tânia Maris Ferreira Varela e Márcio Rogério Varela), donos da Auto Peças Papa Tudo.

 O sacrifício da jornada acadêmica de estudar num País com costume e idioma diferentes valeram a pena. Entre seus objetivos imediatos estão trabalhar na área oferecendo os conhecimentos para ajudar todas às pessoas que precisam e retribuir o apoio recebido dos pais durante os quase sete anos de estudos e desafios. Nesta reportagem ela destaca o sonho de criança em fazer medicina durante as brincadeiras de primeiros socorros de médico com o pai. “Vou ser doutora”!!!

Assim que terminou o ensino médio teve a oportunidade de conhecer Pedro Juan Caballero e começar a cursar medicina na Faculdade Sudamericana. No começo não foi fácil pois ainda era menor, sem habilitação ou locomoção rápida às aulas. Foi um ano andando á pé. Era difícil e – várias vezes – pensou em desistir no primeiro ano porque os obstáculos eram cada vez maiores. Os costumes, deslocamentos e o idioma impunham determinação extra.

Todo o conteúdo era na língua espanhola, assim como a comunicação com os professores. Foi se adaptando para conquistar o tão almejado sonho. Conheceu pessoas que a acolheram e ajudaram na superação. “Sou grata à Deus por cada ser humano que conheci naquele País”, destacou Orliani Ferreira Varela. A pandemia tornou algumas etapas  da jornada um pouco mais longas porque a faculdade de seis anos foi completada em quase sete. No fim sempre dá tudo certo, as coisas vão se encaixando…

Agradece – primeiramente à Deus – e depois aos pais pela força diária para seguir o caminho acadêmico que a levou à conquista do sonho. Nesta mês começou uma nova etapa com o “Internato” onde ficará dez meses num hospital fazendo rotações por todas às especialidades padrões como Ginecología, Obstetrícia, Cirurgia, Clínica Médica, Pediatria e Emergência. A Faculdade Sudamericana de Pedro Juan Caballero tem convênio do internato com alguns hospitais do Brasil.

Através do Promédio de notas o aluno pode escolher se quer fazer o internato no Paraguai ou no Brasil. Ela optou por Navegantes, em Santa Catarina. Poderá ser uma porta para o futuro porque pretende trabalhar no Brasil. Também importante como conteúdo para  e incentivo adicional e passar na prova do Revalida. Depois disso é só colocar em prática todo o conteúdo acumulado ao longo dos anos e retribuir aqueles que a ajudaram a completar a jornada.

Parabéns Dra Orliani

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também