Chapadão do Sul/MS

NOVO Ouvidor troca o microfone para “ouvir’ a população. Marlon Rusyweld assume setor com demanda elevada

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       O nome do radialista Marlon Rusyweld para o cargo de Ouvidor do Município teve aceitação unânime da Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul. Assume este importante cargo com indicação pessoal do prefeito Walter Schlatter. É um dos mais competentes comunicadores da radiofonia da região, tem visão política e sempre desempenha bem as funções para as quais é designado. Troca o microfone pelo “ouvido” para receber as principais demandas dos moradores  e encaminhar às respectivas secretarias para que providências sejam tomadas.

Neste momento a Ouvidoria Municipal vem recebendo  centenas de vídeos e fotos com terrenos e lotes com o mato  alto e crescendo  velozmente em todos os bairros devido à estação de chuva. Lixo de descartes acumulado em várias comunidades, em ruas e avenidas ainda é um enfrentamento que nenhuma gestão conseguiu vencer. Falta mais estrutura? A resposta é sim, mas também a colaborações dos moradores neste sentido. O Final da Avenida Mato Grosso do Sul foi transformado em lixão a céu aberto.

Reluzentes caminhonetes, carros, carroças   e até caminhões são vistos descarregando entulhos e lixos em vias públicas de Chapadão do Sul. São os próprios moradores quem emporcalham a cidade. Esta realidade pode ser mudada com conscientização e o aumento da infraestrutura do Poder Público no recolhimento. Quando o serviço de limpeza e recolhimento de entulhos melhorar certamente os moradores farão sua parte.

Competência do Ouvidor: Ouvir e compreender

Desenvolver ações de comunicação e de mediação de conflitos para o atendimento dos usuários.

Reconhecer os usuários como sujeitos de direitos

Desenvolver ações que busquem reconhecimento e respeito dos usuários como sujeitos de direitos, buscando o desenvolvimento de sua autonomia cidadã.

Qualificar as demandas dos usuários de forma adequada

Realizar triagem, análise e registro das manifestações realizadas pelos cidadãos.

Responder aos usuários

Realizar, em equipe, discussões, encaminhamento e acompanhamento das manifestações dos cidadãos, visando disponibilizar respostas adequadas.

Demonstrar resultados

Desenvolver, em equipe, diagnósticos e recomendações sobre os serviços prestados ao usuário, buscando a melhoria da qualidade dos serviços, aperfeiçoamento da gestão das políticas públicas e o exercício da participação e controle social sobre a Administração Pública.

Funções da Ouvidoria Pública

Receber, analisar e responder por mecanismos proativos e reativos as manifestações de usuários dos serviços públicos

Solicitar às autoridades competentes a decisão final referente manifestações, prezando pela conclusão das manifestações dos usuários

Acompanhar a prestações dos serviços públicos prestados pelo órgão público vinculado, buscando garantir sua efetividade

Propor melhorias na prestação dos serviços

Auxiliar na prevenção e correção de procedimentos incompatíveis com os princípios da Administração Pública

Propor adoção de medidas para a defesa dos direitos dos usuários

Elaborar relatórios de gestão, contendo informações das manifestações, e, com base nelas, sugerir melhorias na prestação dos serviços públicos

Promover a conciliação entre cidadão e entidade pública, sem prejuízo de outros órgãos competentes.

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