Chapadão do Sul/MS

“NOVO NORMAL” – UTIs seguem vazias após quase dois anos de lotação máxima de infectados por Covid-19 em Chapadão do Sul

O Boletim Epidemiológico deste domingo (19)  destacou um cenário com quatro pessoas aguardando  resultados de exames do Lacen (Laboratório Central Mato Grosso do Sul)  com suspeita de infecção por Covid-19.No início de julho a saúde pública do município estava colapsado com UTIs e Unidades Clínicas lotadas e cerca de 300 pessoas monitoradas com suspeita de contaminação ou em tratamento. Foi neste momento que a prefeitura decretou o lockdown de uma semana que apresentou excelente resultado na diminuição dos casos.

Chapadão do Sul saiu de uma situação caótica sob o ponto de vista sanitário para o encaminhamento de cobertura vacinal de quase 100% e sem casos novos. Aparentemente a cidade não terá nenhum caso da perigosa Cepa Delta que causou retrocesso em países  tidos como mais estruturados como os Estados Unidos.

Os americanos foram duramente atingidos pela pandemia com milhares de mortes. O País não possui um sistema de saúde público nos moldes do SUS que atende a todos, indistintamente. 

A Vigilância Epidemiológica de Chapadão do Sul – juntamente com as equipes das Unidades de Saúde da Família – monitoram 69 pessoas positivas ativas, aguardando resultados e aqueles que tiveram contato com paciente positivo e estão em isolamento domiciliar.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também