O Boletim Diário da Covid-19 divulgado pela Secretaria de Sáude de Chapadão do Sul destaca os 5.161 casos confirmados da doença com 5.002 curados, 86 pessoas em tratamento e 73 óbitos. Outras 51 pessoas aguardam resultados de exames do Lacen (Laboratório Central Mato Grosso do Sul) e 7.578 casos descartados. Aparentemente teve uma diminuição de casos graves de ocupação nas UTIs e pacientes clínicos que se alternaram ao longo dos quase dois anos de pandemia.
A Comissão que determina os níveis de restrição sanitária em Chapadão do Sul poderá a avaliar a retomada das atividades em bares, conveniências e em eventos sociais. Critérios como a apresentação da Carteira de Vacinação deverá ser um dos principais itens. O assunto ainda é embrionário, mas será abordado em algum momento. O novo normal no município – e no mundo – será marcado por cuidados adicionais de proximidade entre as pessoas. A máscara deverá fazer parte do vestuário doravante.
Já a Vigilância Epidemiológica e as equipes das Unidades de Saúde da Família monitoram 222 pessoas, entre elas estão os casos positivos ativos, os que aguardam resultados e pessoas que tiveram contato com paciente positivo e estão em isolamento domiciliar. Estes números já estiveram acima de 300.
Dos pacientes em tratamento 12 encontram-se internados (9 em Leito de UTI e 3 em Leito Clínico).
No Hospital Municipal de Chapadão do Sul:
3 pacientes na UTI
2 em Leito Clínico
Internados em outros Municípios:
6 pacientes confirmados em UTI
1 paciente confirmado em leito clínico
Em leito de UTI:
1 paciente na UTI (Goiânia/GO).
1 paciente em UTI no Hospital El Kadri em Campo Grande.
1 paciente em UTI no Hospital Militar de Campo Grande
1 paciente em UTI no Hospital Auxiliadora de Três Lagoas.
1 paciente em UTI no Hospital Beneficência Portuguesa de São José do Rio Preto/SP.
1 paciente em UTI na Santa Casa de Paranaíba/MS
Em Leito Clínico:
1 paciente no Hospital Cassems de Dourados/MS
A Secretaria Municipal recomenda: Evitar contato próximo com todas as pessoas, em especial as que sofrem de infecções respiratórias agudas, manter distanciamento social, Usar Máscara corretamente, realizar lavagem frequente das mãos, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes bem ventilados.
Apresentando sintomas você deve procurar imediatamente a Unidade Sentinela do Hospital Municipal de Chapadão do Sul, sendo os principais: Febre, tosse, coriza, mialgia, cefaleia, falta de ar, dor de garganta, dificuldade para respirar, diarreia, anosmia (perca do olfato), ageusia (perca do paladar). O tratamento realizado precocemente diminui chances de gravidade da doença, além de não colocar em risco a vida das pessoas do seu convívio. Proteja-se e proteja quem você ama.
(Foto / Ilustação / prefeitura de natal)