Chapadão do Sul/MS

“NÃO PRECISA ter superpodores para ser um herói”. Jair Mariano destaca saga do pai para criar a família numerosa e a retribuição do amor em tempos difíceis

          “Os nossos heróis da vida real não possuem superpoderes, não voam ou tem o corpo de aço, mas nossos pais são muito mais poderosos que os da ficção”. A frase do empresário Jair Mariano retrata com perfeição a imagem e admiração que cultiva pelo pai, Demolins Mariano da Silva.  Sua bondade e honradez vão muito além disso porque não mediu esforços para criar os cinco filhos junto com a esposa, Maria Catarina da Silva, falecida no ano passado. Este texto trata-se de uma homenagem do filho para o pai sempre presente em sua vida.

Demolins  está com graves problemas de saúde e Jair Mariano divide seu tempo de trabalho com as longas e cansativas viagens para Barretos (SP) para tratamento médico. O abalo emocional do empresário é forte, mas certamente o pai faria o mesmo por ele. Demolins sofre com problemas na próstata. Ele autorizou esta postagem para alertar os homens de modo geral sobre a necessidade de fazer exames regulares para evitar o sofrimento causado por esta terrível doença. O caso de seu pai foi atípico porque cuidava da saúde e visitava o médico com regularidade. O diagnóstico foi uma surpresa e um baque na vida de todos da família Mariano.

Não há distância conhecida que impeça Jair Mariano de viajar todos os dias para Barretos ou qualquer outro centro se for preciso.  Emocionado, o filho tem ciência que cumpre seu papel e o 1º Mandamento: “Honrar pai e mãe”. Nascido  em 1945 em Costa Rica Delmolins é um dos pioneiros da cidade. A Família Mariano tem forte participação no desenvolvimento da comunidade local com primeiro professor, farmacêutico e o delegado de polícia na época.

Exímio vaqueiro, Demolins era disputado para trabalhar em fazendas da cidade e região. Na década de 60 casou-se em Paraiso das Águas com Maria Catarina da Silva com quem teve cinco filhos. Mudou-se para o Mato Grosso e criou a família em Cuiabá trabalhando – primeiramente – em fazendas e depois na construção civil e como vigilante. Eram muitas bocas para alimentar, que necessitava de empenho, dedicação e foco. A esposa ajudava com tarefas de doméstica para manter o bom padrão dos filhos Gilmar Mariano da Silva / Jadir Mariano da Silva / Rosiney Mariano da Silva (In Memorian) / Jair Mariano / Genilson Mariano da Silva.  Demolins e Maria trabalham noite e dia para assegurar a qualidade de vida da família.

Residiam num bairro pobre de Cuiabá e o leite que a mãe recebia da LBV (Legião Brasileira de Assistência) era motivo de felicidade. Até hoje Jair Mariano come leite em pó de colher como se fosse uma viagem ao passado. A igreja evangélica era a segunda casa da família. Demonlins sempre foi um homem engajado em causas sociais e ajudou muitas pessoas através do serviço missionário da igreja. Sua labuta tinha como prioridade a família e depois o próximo.

Em 1995 Demolins voltou para Chapadão do Sul. Sempre no mesmo ritmo de trabalho para garantir o sustento da família e a devoção à igreja, missão que passou para Jair Mariano que é mantenedor de ações comunitárias  no interior do Rio Grande do Norte pela “Missão Sertão Vida” em Currais Novos, Santana do Matos e comunidades Rurais da região de Santana do Matos. Este trabalho também possibilitou a realização de um antigo sonho de Demolins queria conhecer o mar e viajar de avião. Jair retribuiu todo o carinho de infância para satisfazer o desejo do pai. Não foi nada perto de tudo que o velho lhe deu quando criança.

Maria Catarina da Silva não conseguiu fazer esta viagem de avião porque tinha medo de altura e faleceu no ano passado sem estar com o companheiro de décadas nesta “aventura”. As lembranças de um “Pai Herói” são eternas, algumas doloridas e outras que servirão de ensinamento. Uma delas é o alerta de Jair Mariano a todos os homens sobre  os cuidados e exames preventivos para evitar o sofrimento dos problemas de próstata antes que seja difícil sua reversão e tratamento. “Por isso precisamos honrar e homenagear em vida aqueles que amamos”, destacou Jair Mariano.  

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também