Chapadão do Sul/MS

MORTANDADE de peixes cessa nos rios da região. Análise do Imasul poderá revelar manejo inadequado produtos químicos

           A Polícia Militar Ambiental de Costa Rica, realizou diligências fluviais  nos rios Paraíso, Sucuriú e terrestre pelas margens, no intuito de constatar a causa da mortandade de peixes nestes cursos de água. Neste roteiro esteve  a usina hidrelétrica PCH no município de Paraíso das Águas.  Vídeos em redes sociais divulgaram mortandade de peixes também nesta área.

Após levantamento verificou-se que diversas espécies de peixes morreram entre os dias 12 e 13 fevereiro 2023. A PMA acionou o IMASUL para fazer a coleta e amostras dos animais para análise.

Durante o patrulhamento desencadeado na “Operação Carnaval” a PMA não constatou peixes mortos em nenhum dos rios onde ocorreu o fato. Há suspeita do uso e manejo inadequado de produtos químicos (Agrotóxicos) nas lavouras nas proximidades destes cursos de água. O resultado  será  confirmado após as análises.

 Se constatado o uso inadequado de agrotóxicos – com   identificação da autoria – será aberto processo por crime ambiental com multa de até R$ 2 milhões, se condenado poderá pegar pena reclusão até quatro anos, além da obrigação de reparar o dano ambiental. (Fonte Comandante Borges da PMA de Costa Rica)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também