A passagem de cavados, combinada com o aquecimento diurno e o transporte de umidade mantém o tempo instável em Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (10). O dia terá variação de nebulosidade com períodos de sol intercalados com pancadas de chuva, e tempestades isoladas no Estado.
Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, podem ocorrer rajadas de vento entre 35-75 km/h e eventual queda de granizo, principalmente nas regiões pantaneira, sudoeste, centro-norte e nordeste.
Mesmo com as chuvas, a sensação ainda será de tempo abafado em todas as áreas. As temperaturas podem variar entre 21°C a 34°C ao longo do dia.
Confira no mapa elaborado pelo Cemtec, as condições de tempo e temperatura estimados para a Capital e alguns municípios sul-mato-grossenses. (conteúdoms.com.br Clima Tempo)
O QUE É CAVADOS? Este é o nome técnico que se dá a uma região na atmosfera onde ocorre uma ondulação do fluxo de ventos no sentido horário no Hemisfério Sul e onde há também uma tendência à queda da pressão atmosférica. Os cavados podem ocorrer em vários níveis da atmosfera ao mesmo tempo e em qualquer época do ano.
Os cavados podem ocorrer em vários níveis da atmosfera ao mesmo tempo e em qualquer época do ano. Podemos ter cavados apenas em superfície ou cavados sobrepostos desde a superfície até níveis mais elevados da atmosfera. Em algumas situações pode ocorrer a passagem de vários pequenos cavados em poucos dias. É o que os meteorologistas chamam de “ondas curtas” ou “cavados de onda curta”. Dependendo das condições de temperatura e umidade numa região, a passagem de um cavado pode causar muita instabilidade, com chuvas fortes.