Choveu na tarde hoje em Chapadão Sul, aumentando ainda mais a sensação de frio causado pela queda de temperatura acompanhada por vento. A secretaria de Assistência Social colocou um telefone de plantão para atender pessoas na condição de vulnerabilidade social ou moradores de rua. A situação meteorológica vai se agravar ainda mais porque os efeitos de mega massa polar estão apenas começando. O ápice será na madrugada de sexta-feira com projeções negativas em todos os bairros do município.
Em MS a expectativa é temperaturas mais baixas desse século – iniciado em 2001 – com até 0°C no sul do Estado, inclusive com ocorrência de geada em alguns municípios. A previsão é da Metsul. Conforme o instituto de meteorologia, a frente fria chegou ao Brasil na quarta-feira (28) e permanecerá estacionada sobre o centro-sul do país até sábado (31) quando o calor deve voltar.
Vários estados, como Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo devem enfrentar a “friaca”, além de Mato Grosso do Sul. As projeções apontam geadas ocorrendo principalmente no período final da onda de frio.
“Não bastasse, no que também é pouco incomum, a linha de 0ºC no nível de 850 hPa alcança São Paulo e o Sul do Mato Grosso do Sul, ou seja, o ar polar poderia chegar a latitudes do Centro do Brasil com intensidade rara”, frisa a Metsul Meteorologia em nota divulgada em seu site oficial. (Redação e campograndenews)