Chapadão do Sul/MS

MARIA LUIZA foi a primeira criança de 11 anos a receber vacina contra Covid-19 em Chapadão do Sul.

A estudante Maria Luiza Martins Passos foi a primeira criança de 11 anos a ser vacinada Contra a Covid-19 em Chapadão do Sul  na manhã de hoje. Ela é filha de  Geraldo  Aparecido Galindo Passos (Agenfa) e Joélita Martins. A imunização se deu no ESF Flamboyant. Os pais acompanharam a aplicação e consideram muito importante esta etapa que contempla a faixa etária de 11 anos. Com idade todas as crianças brasileiras já receberam cerca de  31 vacinas para combater as doenças comuns antes da adolescência.  

A vacina é o meio mais seguro de proteção contra diversas doenças, tendo a missão de estimular a produção de defesas do organismo. Os imunizantes garantem que, ao entrar em contato com o agente infeccioso, a defesa do corpo seja reativada por meio da memória do sistema imunológico, com a produção de anticorpos, limitando ou, como acontece na maioria das vezes, eliminando a ação inimiga antes que a doença se instale.

Todos os imunobiológicos passam por diversas fases de análises, que vão do desenvolvimento até a produção. No Brasil, os imunizantes são avaliados e aprovados por institutos reguladores rígidos, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Após estudo do órgão federal e licenciamento das vacinas, os estados realizam acompanhamento.   

“Proteção contra forma mais grave da doença”

A Covid-19 – e suas variantes, principalmente a Ômicron – é uma doença de alto índice de contaminação. Neste cenário, a função da vacina é proteger a população contra uma infecção mais grave, desafogando as unidades de saúde e evitando, inclusive, a evolução de óbitos. As crianças não vacinadas estão expostas ao vírus, com riscos de complicações e, consequentemente, hospitalização ou morte.   

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o público com idades entre 5 e 14 anos tem sido o mais afetado pela nova onda de Covid-19 na Europa. Apesar do menor risco em relação a outras faixas etárias, nenhuma outra doença imunoprevenível causou tantos óbitos em crianças e adolescentes no Brasil em 2021 como a Covid-19”. A vacinação é fundamental para prevenir mortes por uma doença que já existe imunizante disponível e gratuito.  

 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também